Notícias


Notícias


Casa Santa Marta: o Espírito Santo selou o nosso coração e caminha conosco
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 17/10/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 17-10-2014, Gaudium Press) Deus entregou a todos os cristãos o céu como a “antecipação” da eternidade, por meio de seu Espírito Santo. Foi o que argumentou o Papa na manhã desta sexta-feira, 17, na Missa celebrada na Casa Santa Marta.

missa_papa_gaudium_press.jpg

De acordo com Francisco, este dom, oferecido pelo Senhor, muitas vezes é deixado de lado por nós, que preferimos seguir uma vida “opaca” e hipócrita.

Prosseguindo com a leitura do Evangelho de São Paulo, o qual mostra quando os cristãos, para acreditar no Evangelho, precisam receber o “selo do Espírito Santo”, pois, com este dom, Deus “não só nos escolheu”, mas como também deu um estilo, ou seja, “um modo de viver, que não é somente uma lista de hábitos”: “uma identidade”.

O Santo Padre acredita que “a nossa identidade é justamente este selo, esta força do Espírito Santo, que todos nós recebemos no Batismo”.

“O Espírito Santo selou o nosso coração e, mais ainda, caminha conosco. Este Espírito, que foi prometido por Jesus, não nos dá somente a identidade, mas também uma antecipação da nossa herança. Com Ele, o Céu tem início. Nós estamos justamente vivendo este Céu, esta eternidade, porque fomos sigilados pelo Espírito Santo, que é o início do Céu: é a antecipação que temos em mãos”, explicou.

Ainda, segundo o Pontífice, ter o próprio Céu como antecipação não impede aos cristãos de caírem em tentação, somente caso queiramos tornar “opaca” esta identidade entregue a nós por Deus.

O Papa deu continuidade a seu pensamento citando essa situação:

“O cristão morno, que vai à Missa aos domingos, mas na sua vida não se vê a identidade. Vive inclusive como um pagão, não obstante seja cristão. Isso é ser morno. Fazer com que nossa identidade se torne opaca. Outro pecado é aquele do qual falava Jesus aos discípulos e que ouvimos: ‘Acautelai-vos do fermento dos fariseus, isto é, da hipocrisia’. Fazer de conta: eu faço de conta que sou cristão, mas não sou. Não sou transparente; digo uma coisa, mas faço outra.”

Porém, uma vida cristã vivida segundo aquela identidade criada pelo Espírito Santo, produz frutos de outro nível, como o “amor, alegria, paz, magnanimidade, benevolência, fidelidade, mansidão, domínio de si”.

“E este é o nosso caminho rumo ao Céu, que tem início no Céu daqui. Porque temos esta identidade cristã, fomos selados pelo Espírito Santo. Peçamos ao Senhor a graça de estarmos atentos a este selo, a esta nossa identidade, que não é somente promessa, mas que já temos em mãos como antecipação”, concluiu. (LMI)

 
Comentários