Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Arquidiocese de Passo Fundo celebra 30 anos da Pastoral da Criança
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 17/10/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Passo Fundo – Rio Grande do Sul (Quinta-Feira, 16/10/2014, Gaudium Press) A Pastoral da Criança da Arquidiocese de Passo Fundo, no Estado do Rio Grande do Sul, para comemorar os seus 30 anos de história, promove no próximo sábado, dia 18 de outubro, uma grande festa na Paróquia São Judas Tadeu. A atividade visa reunir famílias, voluntários, líderes e pessoas que fazem parte da história da pastoral.

A programação da festa terá início às 10h, com a celebração da Santa Missa. Em seguida, ao meio-dia, será realizado um almoço de confraternização. Durante o turno da tarde, acontecerão brincadeiras e atividades especiais para as crianças participantes. A Paróquia São Judas Tadeu fica localizada no Centro de Passo Fundo.

30 anos de história

Um diretor da UNICEF, em 1982, durante uma reunião sobre a paz mundial da ONU (Organização das Nações Unidas) convenceu o então Arcebispo de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, que a Igreja poderia ajudar a salvar a vida de muitas crianças que morriam de doenças de fácil prevenção, como a desidratação, causada pela diarreia.

Foi então, que a UNICEF e Arns, convidaram Dra. Zilda Arns Neumann (médica pediátrica, sanitarista) para pensar um projeto, e logo após apresentá-lo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em 1983 foi criada a Pastoral da Criança, no município de Florestópolis/PR, que na época tinha o maior índice de mortalidade infantil do Estado do Paraná.

No trabalho da pastoral, as voluntárias vão de casa em casa conhecer a realidade e acompanhar de perto as dificuldades de cada lugar. As líderes orientam as mães, pais e familiares a acompanhar e cuidar do desenvolvimento da criança em cada etapa da vida. Durante as visitas, conversam sobre direitos, aprendizagem da criança, os sinais de risco para a saúde, prevenção e tratamento de doenças, orientação sobre higiene, saúde bucal e imunização, além de realizarem avaliação nutricional.

Em Passo Fundo

Na Arquidiocese de Passo Fundo, a Pastoral da Criança teve início em 1984, com a Irmã Lourdes Felder Kuercher, que participou da capacitação em Curitiba e em seguida implantou esse serviço na Paróquia São Francisco. Logo depois, a cidade de Ronda Alta também adotou a metodologia da Pastoral da Criança.

A pastoral foi crescendo e hoje está organizada em 18 paróquias, contando com a colaboração de 210 líderes, que realizam um grande mutirão missionário, visitando todos os meses 1680 famílias e atendendo cerca de 2600 crianças de 0 a 6 anos.

 
Comentários