Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Santo Padre escreve carta para Federação Universitária Católica Italiana
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 17/10/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 17-10-2014, Gaudium Press) Em mensagem enviada à Federação Universitária Católica Italiana (FUCI), o Papa Francisco convidou a introduzir-se no verdadeiro “studium”, do qual ele anuncia as características. A FUCI celebrará um próximo congresso extraordinário em Arezzo.

Santo Padre escreve carta para Federação Universitária Católica Italiana.jpg
Fachada da Universidade de Alcalá de Henares, Espanha

“O essencial da vida universitária -escreve o Pontífice- baseia-se no estudo, na fadiga e na paciência do pensar que revela uma tensão do ser humano até a verdade, o bem, a beleza… Não os contenteis de verdades parciais ou de ilusões consoladores; fazei que o estudo seja uma compreensão cada vez mais plena da realidade. Para isso são necessárias a humildade da escuta e a amplitude do olhar”.

Acerca da investigação e o espírito investigativo, o Papa expressou que “a FUCI deve experimentar sempre a humildade da busca, essa atitude de acolhida silenciosa do ignoto, do desconhecido, do outro e demonstrar sua abertura e sua disponibilidade para caminhar com todos aqueles levados por uma tensão inquieta até a Verdade”.

Finalmente, o Papa Francisco convida a explorar essa fronteira chamada Universidade, “uma periferia em que acolher e sanar as pobrezas existenciais do ser humano. A pobreza nas relações, no crescimento humano, tende a encher as cabeças sem criar um projeto compartilhado da sociedade, um fim comum, uma fraternidade sincera. Preocupa-nos sempre -ressalta o Pontífice- por encontrar ao outro, por perceber o ‘odor’ dos seres humanos de hoje, até impregnarmo-nos de suas alegrias e esperanças, de suas tristezas e angústias”. (GPE/EPC)

 
Comentários