Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Bispo argentino alerta sobre “mundanidade” que gera crentes não praticantes
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 17/10/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Corrientes – Argentina (Sexta-feira, 17-10-2014, Gaudium Press) Um convite a aprofundar na prática da Fé e não limitá-la ao simples pertencença exterior à Igreja foi feita por Dom Domingo Salvador Castagna, Bispo emérito de Corrientes (Argentina), em sua reflexão sobre a passagem do Evangelho no qual Cristo se refere aos impostos devidos a César e os deveres do crente a Deus. O prelado alertou sobre a ameaça de superficialidade e a tentação de desconhecer a centralidade de Deus na vida pessoal, segundo informou a agência AICA.

Bispo argentino alerta sobre mundanidade que gera crentes não praticantes.jpg
A emblemática moeda de César, empregada por Cristo para explicar a
relação do cristão com as realidades temporais. Foto: Dennis S Hurd.

“Deus é Deus e é preciso respeitar seu lugar”, recordou Dom Castagna. “O Imperador responde a uma concepção da realidade que, sem poder desvincular-se da suprema centralidade de Deus, se mova em uma dimensão distinta e subordinada”. O risco não é o atender as realidades temporais, mas a “multidão de ídolos que invade a vida contemporânea e seduz com sua ‘mundanidade’, inclusive a muitos crentes”. O remédio a este perigo é alimentar uma Fé em Deus que mantenha este desafio: “Todo homem necessita estabelecer relações harmônicas com seu universo e, para isso -em sua vida pessoal e social- terá que respeitar a centralidade absoluta de Deus, seu Criador e Redentor”, explicou.

Para conseguir este objetivo, o Bispo emérito aconselhou não conformar-se com a formação na Fé recebida na infância nem viver a Fé católica como uma afiliação externa que não compromete a vida. “Os pastores da Igreja não devem dormir sobre frágeis louros quando as vidas dos antigos catequizados deixaram a prática dos sacramentos e se encontrem comodamente instalados na vida sem religião, e até sem Deus, da sociedade contemporânea”, afirmou. Neste sentido indicou que as altas porcentagens de povoação crente registradas nas estatísticas de alguns países podem não refletir a verdadeira condição da Igreja. No entanto, o prelado recordou que Cristo elegeu um número pequeno de apóstolos “que transcende a categoria de ‘multidão’ e se transforma no valor preferido por Deus para cumprir sua Obra”.

Como inspiração e exemplo para os católicos de hoje, Dom Castagna aconselhou alçar a vista aos Santos, que já percorreram um duro caminho até encontrar caminhos seguros de encontro com Deus. “Na lista extensa dos heroicos cristãos canonizados pela Igreja aparecem homens e mulheres, crianças e jovens, intelectuais e analfabetos, governantes e simples trabalhadores manuais”, descreveu. “Todos eles se fizeram pequenos discípulos da Verdade, personalizada em Cristo”. A proposta do Evangelho, o seguimento de Cristo não é só uma meta, já que Ele mesmo se faz caminho, alimento e destino. “É vital para todos. A vida não tem sentido sem Ele. É urgente que todos os saibam e, para isso, que detenham a carreira vertiginosa até o vazio, que a ordem imperante pretende impôr a todos”, concluiu. (GPE/EPC)

 
Comentários