Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Enfermos peregrinam ao Santuário de Guadalupe no México
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 22/10/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do México – México (Quarta-feira, 22-10-2014, Gaudium Press) A cadeira de rodas, a bengala e a enfermidade não foi impedimento para que centenas de fiéis chegassem no último sábado, 18 de outubro, à Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe para participar da peregrinação que a cada ano é organizada pela Pastoral da Saúde da Arquidiocese do México em união com a Ordem Hospitalar de Malta, e que neste ano de 2014 chegou a sua edição número 30.

cardeal_norberto_rivera_carrera_gaudium_press.jpg
Cardeal Norberto Rivera Carrera, Arcebispo Primaz do
México / Foto: Ordem de Malta.

Como é tradição, o epicentro da peregrinação foi a celebração Eucarística e bênção com o Santíssimo presidida pelo Cardeal Norberto Rivera Carrera, Arcebispo Primaz do México, no Santuário da “Moreninha de Tepeyac”.

“Saúdo, e quero agradecer a cada um de vocês que padece alguma enfermidade ou que tenham querido vir para estar aqui com nossa Mãe, com Santa Maria de Guadalupe. Eu sei que para muitos de vocês é muito difícil, é doloroso, há muitos impedimentos, mas vocês decidiram vir aqui. Tenham a segurança de que receberão o consolo de nossa Mãe”, expressou o purpurado mexicano durante a homilia.

Logo, repetindo as palavras do Papa Francisco, o Cardeal Rivera recordou aos enfermos que a Igreja reconhece neles “uma presença especial de Cristo que sofre”, explicando que, com efeito, dentro do sofrimento “está o de Jesus que leva a nosso lado o peso e revela seu sentido”.

Neste sentido expressou que a Cruz, a qual destruiu a solidão e o sofrimento, e iluminou a escuridão, revela o “mistério do amor de Deus por nós, que nos infunde esperança e valor (…) Esperança porque o plano de amor de Deus, também a noite da dor se abre à luz Pascal e nos infunde valor para fazer frente a toda adversidade em companhia e unidos a Ele”.

“Jesus é o caminho e com seu Espírito podemos seguir na dor. Como o Pai entregou ao Filho por amor e o Filho se entregou a nós pelo mesmo amor, também nós podemos amar aos demais, como Deus nos amou, dando a vida por nossos irmãos”, continuou o Cardeal Rivera.

Em outro momento, o Arcebispo e Primaz do México fez um chamado a dar a vida pelos demais, apesar da adversidade e enfermidade: “Em virtude do Batismo e da Confirmação estamos chamados a configurar-nos com Cristo, o Bom Samaritano de todos os que sofrem. Nisto temos conhecido o que é o amor no que Ele deu sua vida por nós. Também nós devemos dar a vida pelos nossos irmãos, quando nos aproximamos com ternura dos que necessitam nossa atenção levamos a esperança e o sorriso de Deus em meio das contradições do mundo”.

Desta maneira -expôs o Cardeal-, há uma configuração com a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo: “quando a entrega generosa aos demais se volta ao estilo de nossas ações damos espaço ao coração de Cristo e o nosso, nosso coração, se inflama oferecendo assim nossa contribuição à chegada do Reino de Deus. Assim é como podemos completar o que lhe falta à Paixão de Cristo, porque Cristo segue sofrendo em muitos de vocês, Cristo segue padecendo em muitos irmãos que nem sequer conhecemos”.

peregrinacao_de_enfermos_a_basilica_de_guadalupe_gaudium_press.jpg
A Peregrinação de Enfermos à Basílica de Guadalupe chegou a sua
30ª edição / Foto: I.N. Basílica de Guadalupe.

Uma união com Jesus que muito bem assumiu a Virgem Maria, como acrescentou o purpurado: “Ao longo de sua vida Maria leva em seu coração as palavras do ancião Simeão anunciando que: uma espada atravessará sua alma, e permanece como fortaleza ao pé da Cruz. Ela sabe muito bem como se segue este caminho e por isso é a Mãe de todos os enfermos e de todos os que sofrem. Ela soube dizer um ‘sim’ ao Senhor, sabendo que por trás desse ‘sim’ estava o sofrimento, a negação de si mesma”.

“Podemos percorrer confiadamente a Ela com filiar devoção abandonando-nos em seus braços, seguros de que nos assistirá, nos sustentará e nunca nos abandonará. Ela é a Mãe do crucificado, permanece ao lado de nossas cruzes e nos acompanha no caminho até a ressurreição e até a vida definitiva”, acrescentou. (GPE/EPC)

 
Comentários