Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


América Latina prepara-se para o ano dedicado a Vida Consagrada
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 22/10/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Quito – Equador (Quarta-feira, 22-10-2014, Gaudium Press) No próximo dia 30 de novembro será iniciado um tempo especial para a Igreja Católica. Nesta data será a abertura oficial do Ano da Vida Consagrada, convocado pelo Santo Padre Francisco para refletir sobre o presente que significa a vida consagrada e a beleza do testemunho dos que optam por servir consagrando cem por cento sua vida a Cristo.

América Latina prepara-se para o ano dedicado a Vida Consagrada.jpg
O ano convocado pelo Papa Francisco será ocasião para conhecer a beleza
do testemunho da Vida Consagrada / Na imagem: Santa Paula e suas
Monjas. Museu de Segóvia, Espanha. Foto: Gaudium Press.

Como preparação a este ano de graça, os Bispos e responsáveis da Vida Consagrada das diferentes Conferências Episcopais da América Latina e do Caribe, assim como a Confederação Latino-americana e Caribenha de Religiosos e religiosas (CLAR), participaram entre os dias 13 a 16 de outubro do VII Encontro Latino-americano e Caribenho de Vida Consagrada que se celebrou em Quito (Equador).

De acordo com a mensagem final -dado a conhecer em nota difundida pelo Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM)- o objetivo do encontro era o de continuar as aproximações com as diferentes instituições eclesiais latino-americanas, para assim “fortalecer o mútuo conhecimento, prestar pautas para o Ano da Vida Consagrada e compartilhar processos e iniciativas que fomentem a vida plena e a comunhão missionária no continente”.

Para tal fim, os participantes do encontro centrarão suas reflexões sobre a Vida Consagrada à luz do magistério do Santo Padre Francisco, e aprofundarão sobre o Plano Global da CLAR, que foi inspirado no Ano da Fé, assim como pelo 50º aniversário do Concílio Vaticano II.

Todo o anterior “com o propósito de assumir o Ano da Vida Consagrada que nos convocou o Papa Francisco, como um tempo de graça para toda a Igreja”, segundo se sublinha na mensagem final do encontro.

Ao concluir a mensagem, os Bispos e responsáveis da Vida Consagrada na América Latina, tomando palavras do Papa Francisco, renovaram sua vocação de serviço incondicional à Igreja: “Como Bispos e Presidentes das Conferências de Vida Consagrada, queremos renovar no Senhor Jesus a bela vocação que nos presenteou e fazer arder nosso coração vendo as novas periferias existenciais, para anunciá-lo por ‘transbordamento de gozo e gratidão’, onde a vida clama e nos permite ‘tocar a carne de Cristo'”.

No encontro participaram cerca de 40 pessoas, entre Bispos, sacerdotes, religiosas e religiosos.

A beleza da consagração

Em preparação a este acontecimento, a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, dirigiram aos consagrados e consagradas a carta circular “Alegrai-vos”, em palavras do Magistério do Papa Francisco, na qual se ressalta especialmente a beleza da Vida Consagrada.

“Esta é a beleza da consagração: é a alegria (…) A alegria de levar a todos a consolação de Deus. São palavras do Papa Francisco durante o encontro com os seminaristas, os noviços e as noviças. ‘Não há santidade na tristeza!’, continua o Santo Padre, não fiquem tristes como os que não tem esperança, afirmava São Paulo”, diz a carta circular.

“Temos mil motivos para permanecer na alegria, a qual se nutre na escuta crente e perseverante da Palavra de Deus”, conclui. (GPE/EPC)

 
Comentários