Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Edith Stein é apresentada como modelo de vida para nosso tempo
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 23/10/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Guadix – Espanha (Quinta-feira, 23-10-2014, Gaudium Press) Sob o título “Edith Stein. Modelo de vida para o homem contemporâneo”, começou nesta quinta-feira, 23, em Guadix (Espanha), um ciclo de conferências sobre Santa Teresa Benedita da Cruz, religiosa carmelita mártir que se converteu do judaísmo ao cristianismo.edith_stein.jpg

As conferências, que se estenderão até o dia 17 de março de 2015, são organizadas pela Ordem Franciscana Secular de Guadix em colaboração com o Instituto de Filosofia ‘Edith Stein’ da Arquidiocese de Granada com o propósito de criar um espaço entorno de uma figura representativa do cristianismo europeu.

“O objetivo da Fraternidade de Guadix é criar um foro de pensamento inspirado no humanismo cristão para todos os cidadãos que se sintam interpelados diante da necessidade de criar um futuro melhor apostando soluções com uma projeção no mundo político, social, laboral, educativo, espiritual, cristão, cultural, etc. Superando as escolhas ideológicas e individualistas e criando uma frente comum para oferecer soluções cujos beneficiados sejam todos habitantes do norte da província de Granada uma zona das mais deprimidas da Europa”, expõem a Arquidiocese de Granada em nota à imprensa.

Sob estes parâmetros, a figura de Edith Stein é muito representativa, já que morreu mártir sendo vítima dos nazistas em Aushwitz.

Desta maneira, e como noticiou a diocese granadina, a primeira sessão do ciclo de conferências será nesta quinta-feira com o tema “O testemunho de uma vida extraordinária até o martírio”, que oferecerá a Dra. Feliciana Merino Escalera do Instituto de Filosofia ‘Edith Stein’, e se desenvolverá no Pátio da Prefeitura de Guadix.

A segunda sessão, que versará sobre “Fé e razão: um diálogo vivo”, ocorrerá às 19h30 do dia 20 de novembro no Liceu Accitano. A terceira, por sua vez, será no dia 18 de dezembro e tratará sobre “A dignidade da mulher no ideológico mundo contemporâneo”.

O ciclo de conferências continuará com a quarta sessão, que será iniciada no dia 22 de janeiro de 2015 quando se abordará o “Compromisso e responsabilidade cristã”, que seguirá logo no dia 26 de fevereiro com a quinta sessão sob o tema “A tarefa educativa, limites e desafios”. As conferências culminarão no dia 17 de março com a conferência “Secularização e evangelização. Edith Stein padroeira da Europa”.

Edith Stein nasceu no dia 12 de outubro de 1891 em Breslaum, então cidade alemã, sendo a menor de 11 filhos e crescendo no seio de um lar judeu. Com o tempo deixa a religião, se faz totalmente racionalista e ateia, mas em sua busca por encontrar o sentido da vida, topa com a autobiografia de Santa Teresa de Ávila, que foi determinante para o que seria sua conversão ao catolicismo. Em 1933 as Carmelitas Descalças de Colônia onde recebe o hábito assim como o nome de Irmã Teresa Benedita da Cruz. No dia 09 de agosto de 1942 morre no campo de concentração de Auschwitz. Foi beatificada no ano de 1987 e canonizada em 1998 por São João Paulo II. (GPE/EPC)

 
Comentários