Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


A Igreja na Polônia celebra com fervor primeira memória de São João Paulo II
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 23/10/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Wadowice – Polônia (Quinta-feira, 23-10-2014, Gaudium Press) A Igreja Católica no mundo inteiro celebra a memória litúrgica de São João Paulo II, um Pontífice que logrou ganhar um enorme apreço nos católicos e não católicos de numerosos países e que se converteu em um notável exemplo de trabalho pelo Evangelho até o final de seus dias. Mas o país que com maior entusiasmo celebra sua festa é indubitavelmente a Polônia, pátria natal do Santo e que o adotou como um autêntico Padroeiro, seguindo com especial fervor todo seu processo de beatificação e canonização e proclamando hoje de maneira especial sua devoção sua confiança em sua intercessão pelo bem dos fiéis conterrâneos seus.

sao_joao_paulo_ii.jpg
São João Paulo II em uma visita a sua terra natal, Polônia,
em 1979. Foto: Amigos de João Paulo II.

A principal celebração foi programada na Basílica de Wadowice, cidade de nascimento do Santo, e presidida pelo Arcebispo de Cracóvia, Cardeal Stanislaw Dziwisz, e concelebrada pelos Bispos e ao menos mil sacerdotes, entre os quais se contam numerosos presbíteros que receberam o sacramento da Ordem das mãos do Santo Papa em seus anos como prelado e Cardeal. “Esta é a primeira memória litúrgica que temos de São João Paulo II. Queremos dar graças ao Senhor”, comentou o Reitor do Santuário São João Paulo II, Dom John Kabziski.

Celebrações multitudinárias foram programadas também em Varsóvia, Czestochowa, Cracóvia e Lagiewniki. Em uma das celebrações no Santuário São João Paulo II em Cracóvia, Dom Tadeusz Pieronek, Bispo emérito auxiliar de Sosnowiec, confiou na intercessão do Santo para preservar seu legado em meio aos desafios da sociedade cada vez mais distante de Deus. “Hoje damos graças a Deus por São João Paulo II e por sua defesa da família. Temos nele um defensor de grande alcance, que intercede com eficácia no céu, implorando a graça necessária para perseverar a família com amor sacrificial, o respeito de toda vida por nascer, a educação na Fé, no dever de todo ser humano a buscar a santidade”, pregou.

A celebração principal em Wadowice, para a qual foi concedida uma indulgência especial, não só incluiu a Eucaristia solene da memória de São João Paulo II mas uma procissão com velas e a veneração das relíquias do Santo. Além disso, se habilitou a Adoração Perpétua do Santíssimo Sacramento pela paz, por ser a adoração eucarística parte das condições necessárias para a indulgência, segundo Nasz Dziennik.

Segundo o postulador da causa de canonização de São João Paulo II, Dom Slawomir Oder, o interesse na pessoa de João Paulo II é muito vivo na povoação. “Temos pedidos de fotografias com as relíquias de São João Paulo II”, indicou. Estas estampas foram difundidas para a petição de favores por intercessão do Santo que puderam obter um milagre acreditável para sua canonização. Uma mostra ad “preocupação contínua e o grande amor que a gente revela à pessoa do santo, é a presença das pessoas em seu túmulo”, indicou o prelado, que viu como esta devoção é compartilhada pelos fiéis ao redor do mundo. (GPE/EPC)

 
Comentários