Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Santuário em Porto Alegre festeja São Luís Guanella
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 23/10/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Porto Alegre – Rio Grande do Sul (Quinta-Feira, 23/10/2014, Gaudium Press) A Paróquia Santuário Nossa Senhora do Trabalho, pertencente à Arquidiocese de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, festejará no próximo domingo, dia 26 de outubro São Luís Guanella, que foi canonizado em outubro de 2011. Em preparação à festa, desde o dia 16 de outubro, até o dia 24, está sendo realizada uma novena pedindo a intercessão do santo.sao_luis_guanella.jpg

Dando seguimento aos encontros, hoje, dia 23, às 20h, será meditado o tema “Padre Luís e a Congregação dos Servos da Caridade”. O celebrante será o Padre Renato. Já no dia 24, também às 20h, o Padre Mauro abordará o assunto “Os leigos em missão – Os cooperadores difundindo o carisma Guaneliano pelo mundo”. Neste encontro, haverá a renovação das promessas.

No dia da festa, às 10h, será realizada a celebração da Santa Missa solene, com a abertura do Centenário da morte de São Luís Guanella. A cerimônia será presidida pelo Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler. Em seguida, haverá almoço festivo e tarde de confraternização.

A Paróquia Santuário Nossa Senhora do Trabalho fica localizada na Avenida Benno Mentz, número 1560, no bairro Vila Ipiranga, em Porto Alegre.

São Luís Guanella

Luís Guanella, italiano, nasceu em Fraciscio di Campodolcino no Val San Giacomo (Sondrio) no dia 19 de dezembro de 1842, é o fundador da Congregação dos Servos da Caridade e do Instituto das Filhas de Santa Maria da Providência. Foi ordenado sacerdote em 1866 e, pouco tempo depois, foi nomeado pároco de Savogno.

Guanella se dedicou com muito zelo aos jovens, ocupando-se por eles da escola e revitalizando a Ação Católica. Encantado pelo carisma salesiano, tentou abrir um colégio para os jovens, mas não conseguiu. No entanto, quis estar com Dom Bosco, e em 1875 se tornou um Salesiano.

Em 1881, Luís recebeu ordem de ir para Pianello, onde encontrou um orfanato e um asilo fundados por seu predecessor recém- falecido, o Padre Carlos Coppini, postos sob os cuidados de algumas jovens aspirantes à vida religiosa. Foi a partir deste empreendimento que se originou, em 1886, sua primeira fundação, a Congregação das Filhas de Santa Maria da Providência.

Por fim, na Diocese de Como, ele abriu a primeira Casa da Divina Providência, com o objetivo de atender os pobres e necessitados. A instituição começou a crescer e não faltaram benfeitores dispostos a se dedicarem àquela obra de caridade. Em uma viagem a Turim, Luís pediu orientação a Dom Bosco sobre seu desejo de fundar também um instituto masculino, e assim nasceu, sob as bênçãos do Arcebispo de Milão, Beato André Carlos Ferrari, a Congregação dos Servos da Caridade.

Em meio a tantas atividades, ele ainda encontrou tempo para escrever numerosas obras de formação cristã, além de mais de 3 mil cartas nas quais transparecem suas virtudes, seu senso profético e seu particular amor aos pobres e abandonados.

Luís Guanella morreu no dia 24 de outubro de 1915, aos 73 anos. Sua canonização ocorreu no dia 23 de outubro de 2011 através do Papa Bento XVI. (FB)

 
Comentários