Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Busquemos ser missionários no ambiente onde estamos”, diz Bispo de Santa Cruz do Sul
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 24/10/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Santa Cruz do Sul – Rio Grande do Sul (Sexta-Feira, 24/10/2014, Gaudium Press) “Igreja Missionária” é o título do mais recente artigo de Dom Canísio Klaus, Bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, em que ele afirma que para a Igreja Católica outubro é o mês das missões. Por isso, segundo o Prelado, ao longo do mês, as comunidades são convidadas a refletirem sobre a sua atividade missionária, renovando o seu compromisso evangelizador e se unindo em oração pelas missões.

Dom Canísio recorda que no Concílio Vaticano II se afirmou que “toda a Igreja é missionária e a obra da evangelização é um dever fundamental do Povo de Deus” (Ad Gentes 35). E, conforme ele, no Plano de Pastoral da Diocese de Santa Cruz do Sul, fazendo eco aos documentos da igreja, afirma-se que “a missão faz parte da essência da Igreja, uma vez que ela existe para evangelizar”.

Para o Bispo, a palavra missão normalmente é entendida como uma tarefa que vai além da fronteira da comunidade, e é assim que temos missionários brasileiros que estão atuando na África e na Ásia e missionários gaúchos que estão atuando na região Amazônica.

“Vários dos padres que estão trabalhando nas nossas paróquias tiveram a experiência de um trabalho missionário nas igrejas irmãs de Diamantino e Sinop. Ainda hoje, é significativo o número de irmãs e padres da região que estão em campos de missão na África, América Central, Ásia e Amazônia. Eu mesmo tive a graça de atuar como missionário no Mato Grosso, donde veio a inspiração para o meu lema episcopal: ‘Enviado para Evangelizar'”, salienta.

Além disso, Dom Canísio enfatiza que no Plano de Pastoral da Diocese gaúcha está registrado que para ser missionário não é preciso deixar a sua terra, porque “a missão começa em casa, no seu lugar, na sua comunidade, na sua família, no seu trabalho. Cada cristão, pelo batismo, recebe de Cristo o chamado a ser missionário, a começar por si, sua casa, sua comunidade, e até os confins do mundo”.

Ele também cita o Papa Paulo VI, beatificado no domingo passado, que ao falar sobre a missão da família afirmou: “no seio da família, todos os membros evangelizam e são evangelizados. Os pais, não somente comunicam aos filhos o Evangelho, mas podem receber deles o mesmo Evangelho profundamente vivido. E uma família assim torna-se evangelizadora de muitas outras famílias e do meio ambiente em que ela se insere” (EN n. 71) No mesmo documento, Paulo VI disse que “é necessário que os jovens, bem formados na fé e na oração, se tornem cada vez mais os apóstolos da juventude” (EN n.72).

Para finalizar, o Prelado nos convida a aproveitar o final do mês de outubro para firmar o nosso compromisso missionário, buscando ser missionários no ambiente onde estamos, a começar pela nossa família. Ele faz também um alerta para não esquecermos a missão “para fora”, “na qual são chamados a participar todos os membros da Igreja, pois esta é, por sua natureza, missionária” (Papa Francisco).

Dom Canísio pede a Deus que abençoe os missionários que estão longe da sua terra e fortaleça a todos nós no compromisso missionário. “E, a pedido do nosso Papa elevemos a nossa oração, para que a Igreja se torne uma casa para muitos, uma mãe para todos os povos e possibilite o nascimento de um mundo novo”, conclui. (FB)

 
Comentários