Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Basílica de São João de Latrão em Roma acolheu vigília missionária
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 24/10/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Roma – Itália (Sexta-feira, 24-10-2014, Gaudium Press) Por ocasião do mês das missões, que se comemora no mês de outubro, nesta quinta-feira, 23, ocorreu na Basílica romana de São João de Latrão uma vigília missionária. O evento, que teve por tema “Eu sou uma missão sobre esta terra”, foi presidido pelo Vigário da Diocese de Roma, Cardeal Agostino Vallini, e contou com a presença de Dom Matteo Zuppi, Bispo Auxiliar e encarregado do Centro Diocesano para a cooperação missionária entre as Igrejas.

Basílica de São João de Latrão em Roma acolheu vigília missionária.jpg

Na Vigília o Cardeal Vallini convidou
a todos a serem missionários no
lugar do trabajo, nos diversos
ambientes da vida / Foto:
Diocese de Roma.

Sobre o tema da vigília se referiu o Padre Michele Caiafa, do Centro Missionário, que explicou que este foi escolhido “para pôr em evidência que se não queremos iniciar um sistema de autodestruição, devemos reapropriar-nos da missão que é parte de nossa vida. E este é o motivo pelo qual estamos no mundo”.

Já durante a jornada de oração, na qual se pediu por todos os missionários, e também pelo drama dos cristãos perseguidos, o purpurado disse: “Nossa Roma está necessitada de luz e de missão. Não só as Igrejas do Iraque e da Síria são ‘pequenos rebanhos’. Quiçá também Roma está se convertendo em um pequeno rebanho. Que sentido tem as 336 paróquias no coração de Roma, disseminadas em nossos bairros, se não aquele de ser portadoras do Verbo da saúde, de ser sinal atrativo e contagioso da beleza do Evangelho, e assim suscitar centenas de missionários aqui na cidade e fora, em outras terras, no mundo inteiro?”.

Assegurou que, em primeiro lugar, o que necessita a Cidade Eterna são cristãos “que irradiam o amor do Senhor pelo mundo (…) e também devemos ser missionários aqui, nesta terra atormentada, devemos levar a beleza do Evangelho”.

Refletindo entorno da Exortação Apostólica ‘Evangelii Gaudium’ do Papa Francisco, o Cardeal Vigário assinalou que todos estão chamados à missão. “Amanhã todos iremos em missão. Em nosso trabalho, em nosso ministério, nos ambientes da vida, em nossas paróquias, no lugar onde as pessoas se encontram”, referiu.

Além do Cardeal Vallini, durante a Vigília se escutaram os testemunhos de Sua Beatitude Ignace Yousiff III Younan, Patriarca de Antioquia dos Sírios, que se referiu ao sofrimento que diariamente vivem os cristãos da Síria e Iraque. “Um pequeno rebanho que há 14 séculos deve testemunhar misericórdia”, disse. Assim como o Patriarca da Igreja Católica Caldeia, Louis Raphaël I Sako, que pediu a solidariedade e proximidade dos cristãos do ocidente e assegurou sentir-se animados “quando sabemos que nossos irmãos oram por nós”.

Também deu seu testemunho o Padre Paolo Boumis, que contou sua experiência como missionário no Brasil, entre outros.

Durante a vigília o Cardeal Vigário renovou o mandato missionário de 14 missionário que logo partirão a diversas partes do mundo para anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo, entregando-lhes uma Cruz e o Evangelho. (GPE/EPC)

 
Comentários