Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Congresso de Santuários das Américas destaca missão de Evangelização e Conversão
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 24/10/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cochabamba – Bolívia (Sexta-feira, 24-10-2014, Gaudium Press) O VI Congresso de Santuários das Américas, que se celebra em Quillacollo – Cochabamba (Bolívia), chega a sua conclusão depois de vários dias de reflexão sobre a missão evangelizadora dos lugares que convocam grandes expressões de devoção popular. “O Santuário pode ser dedicado a Maria ou aos santos, mas é em definitivo um encontro com o Senhor”, explicou Dom Javier Del Río, Bispo de Tarija, durante os dias do encontro. Este acontecimento que facilita o Santuário pode ser “um encontro que marcará a vida das pessoas”.

Congresso de Santuários das Américas.jpg
Procissão com diversas invocações da Santíssima Virgem durante a
festa de Urkupiña em Quillacollo (Bolívia). Foto: Bolívia Popular.

“Para algumas pessoas o acudir a um Santuário é um momento histórico em sua vida, os que estavam distantes se encontram com o Senhor nos Santuários”, acrescentou Dom Del Río, que dedicou sua pregação aos membros da Igreja que servem nos Santuários em 50 Santuários localizados na América Latina, no Caribe e na Europa presentes no Congresso. “Esta característica tem uma importância muito grande e nós temos que nos colocar a serviço destas pessoas que chegam aos Santuários”.

Conversão e testemunho

Esta dimensão foi destacada pelo Padre Horacio Brito, Reitor do Santuário de Nossa Senhora de Lourdes na França: “Assim como a Eucaristia é o ápice da vida cristã, teríamos que dizer que o ápice de uma peregrinação a um Santuário, é a Conversão”. O sacerdote dedicou sua intervenção, o quarto tema do evento, ao papel dos Santuários na promoção do Sacramento da Penitência. Um tema similar foi exposto pelo Padre Jorge Eddy Solórzano, especialista da área de Piedade Popular e Santuário do Conselho Episcopal Latino-americano: “Um Santuário sana, um Santuário transforma e um Santuário converte”. A grande relevância destes centros de culto cobra importância, segundo o sacerdote, para levar a alegria e esperança de Deus à sociedade ao ser canais da misericórdia de Deus. “Que os Santuários sejam sempre como esses sentinelas que vão conduzindo o povo em meio da escuridão”, expressou.

Neste chamado à conversão, a Santíssima Virgem tem um papel primordial, segundo explicou o Padre Brito, a partir de sua experiência em Lourdes. “O rol que tem Nossa Senhora nos Santuários é justamente estar a serviço dessa aliança entre Deus e o homem (…). A Virgem Maria trabalha no coração de cada peregrino nesse sentido, na busca da abertura do homem a Deus, mas também na busca de uma abertura de uns para os outros”. O Padre Brito recordou que essa conversão na qual participa a Santíssima Virgem se traduz no sacramento da Penitência que tem uma grande importância, sobretudo na vida pastoral dos Santuários na América Latina.

A intervenção da Mãe de Deus na vida dos peregrinos foi destacada pelo Arcebispo de Cochabamba, Dom Tito Solari, na celebração central do Congresso. Na homilia da Eucaristia, o prelado explicou que “Cristo é o tesouro do Santuário, mas quem leva este tesouro, quem nos apresenta o tesouro, é nossa Mãe, a Virgem”. O Santuário se constrói para o prelado não só na edificação material do templo, mas na devoção dos fiéis e sua relação com Deus, e o mesmo trabalho evangelizador do peregrino que expressa e transmite sua Fé. Dom Solar, anfitrião do Congresso, destacou a comunhão existente entre os Santuários de toda América e do mundo, e agradeceu os testemunhos de Fé que os delegados chegaram a compartilhar durante o encontro. (GPE/EPC)

 
Comentários