Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Estudantes dos EUA recebem formação sobre a virtude da castidade
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 27/10/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Fort Dodge – Estados Unidos (Segunda-feira, 27-10-2014, Gaudium Press) Durante o encontro anual de jovens católicos da Diocese de Sioux City (Estados Unidos), por volta de 500 jovens receberam formação sobre a virtude da castidade, o sacramento do matrimônio e a abertura à vida nas famílias. A positiva acolhida por parte dos jovens foi qualificada como “uma bênção” pelo diretor diocesano de Nova Evangelização, Sean Martin, que destacou a importância deste tipo de encontros para que os jovens “vejam outros católicos de sua idade que desejem praticar sua Fé e aqueles que creem nas mesmas coisas”, explicou à Catholic Sentinel. “É importante que saibam que não estão sozinhos”.

eua_virtude_da_castidade_gaudium_press.jpg
Jovens participantes do encuentro organizado pela Diocese
de Sioux City. Foto: Dom Walker Nickless.

Um tema como a castidade é frequentemente um sinal de contradição na sociedade, motivo pelo qual o ministério Chastity Project realizou uma exposição cheia de exemplos de vida e dados comprovados que puderam mudar a mentalidade dos jovens que se distanciaram da doutrina da Igreja. Jason e Crystalina Evert, esposos e fundadores do projeto, explicaram como os casais que chegam virgens ao matrimônio tem 70 por cento menos probabilidade de divórcio, entre outros exemplos, e convidaram a ver temas como a sexualidade a partir de uma perspectiva integral. “A fertilidade não é uma enfermidade, é um presente”, comentaram, ao tratar sobre a imoralidade do uso de anticoncepcionais. “A pureza é um dom. Seja puro, acuda à confissão, não deixes a Eucaristia, consiga um rosário e reze-o todos os dias.”

O evento teve como centro da celebração da Eucaristia, presidida por Dom Walker Nickless, Bispo de Sioux City. O prelado felicitou aos jovens assistentes por dedicar o dia inteiro a Deus já que “os domingos são para isto, para o Senhor”, e os motivou a continuar manifestando sua Fé com entusiasmo. “Vocês são o futuro da Igreja e a presença da Igreja neste momento. Deus quer de vocês seu melhor esforço. Ele deseja que vocês façam a diferença no mundo”. Ao final da Eucaristia, quatro seminaristas compartilharam seu testemunho com os jovens e os convidaram a discernir sobre o lugar no qual Deus deseja que cada um deles faça essa diferença.

A promoção da castidade de apresenta como um desafio para a época atual, como o explicou o Padre Ronald Rolheiser, Missionário Oblato de Maria Imaculada, em um recente artigo para o informativo Scottish Catholic Observer. “Nossa época converteu o sexo em uma soteriologia, quer dizer, para nós a sexualidade não se percebe como um meio para ir ao céu, mas se identifica como o céu mesmo”, chegando a ser considerado por alguns como o objeto mesmo da existência. Isto faz que não se compreenda a complexidade e riqueza da castidade ou o celibato, visto como “uma proteção pessoal temerosa” ou uma privação “que o deixaria alguém seco, estéril”, ou mudaria sua perspectiva até um modelo reducionista.

“Somos empobrecidos psicologicamente e espiritualmente por esta noção que põem uma pressão indevida sobre nossas vidas”, expôs o Padre Rolheiser. Quando a essa parte se lhe pede que satisfaça necessidades mais profundas e elevadas “não pode fazer mais que ficar curta. E estamos vendo isso no mundo de hoje”. Segundo o sacerdote a castidade não é uma substituição da sexualidade, mas uma maneira de vivê-la com uma perspectiva mais profunda. (GPE/EPC)

 
Comentários