Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


“Exército que crê na vida eterna é invencível”, diz o Bispo de Umuarama
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 27/10/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Umuarama – Paraná (Segunda-Feira, 27/10/2014, Gaudium Press) Dom Frei João Mamede Filho, Bispo Diocesano de Umuarama, no Paraná, escreveu um artigo, intitulado “Momento definitivo”, em que ele faz uma reflexão sobre a morte. Ele afirma que a morte para o cristão não é um ponto isolado, lá no fim do seu caminho terreno, e que a vida terrena é preparação para a vida no céu.

Segundo o Prelado, estamos nessa vida como criancinhas no seio materno, como atletas no aquecimento para o jogo definitivo, que será lá em cima, ou ainda como noviços cuja vida mesmo será lá do outro lado! Ele destaca que na vida nunca estamos plenamente satisfeitos, pois há sempre a expectativa de um pouco mais de amor, felicidade e bem estar, e, assim, vivemos impelidos pela esperança.

“Mas, no fundo dessa dinâmica de vida e esperança, se oculta, sempre à espreita, o pensamento da morte; um pensamento ao qual não nos habituamos e do qual gostaríamos de nos ver livres. Porém, a morte é companheira de toda a nossa existência: despedidas e doenças, dores, desilusões e até o sono profundo são dela sinais a nos advertir. O cristianismo não tem medo de temer a morte, mas trata-se de um medo que faz acordar para a responsabilidade e a seriedade da vida”, avalia.

Dom Mamede explica que antigamente os monges cristãos tinham, toda noite, o chamado exercício da morte: Pensar, imaginar, se colocar diante da morte. Conforme ele, não era para treinar a morrer bem, mas para acordar integralmente para a vida, ou seja, para rasgar o véu do empírico. O Bispo reforça que era um exercício que colocava a pessoa face a face com Deus: aí, ter riqueza não resolve, ter ajudado o próximo, também não.

“Um monte de pequenos apegos do eu, toxinas da existência desaparecem. O medieval achava muito terapêutico tomar uma ducha destas de vez em quando, um banho do que é real mesmo. Um povo que foge do pensamento da morte é um povo alienado. Não se trata de necrofilia. É questão de aguçar a compreensão do que é viver hoje, aqui e agora. Trata-se do cultivo da disposição cordial: se estivermos, a todo momento, face a face com o Senhor, na morte também estaremos”, enfatiza Dom Mamede.

Além disso, o Prelado salienta que a fé na vida eterna pode, algumas vezes, ter gerado o fenômeno da alienação, mas que criou grupos humanos de muita coragem, isso criou! De acordo com ele, exército que crê na vida eterna é invencível.

Para finalizar, Dom Mamede cita que há uma pintura antiga que mostra um circo romano lotado de povo e, no picadeiro, quatro jovens entregues a touros selvagens, e para o deleite da plateia, os touros as levantam nos chifres, as atiram ao longe e lhes rasgam o ventre e outras áreas da pele. Segundo o Bispo, depois de algum tempo, tudo fica sem graça, porque as virgens, extenuadas, permanecem no chão.

“Entram então alguns arqueiros para o golpe de misericórdia: uma flechada no peito, que atravessa o coração. Aí as virgens, num último esforço, se levantam e passam a ajeitar os cabelos, esconder pedaços de tripa e órgãos expostos e arranjar as vestes rotas. Um dos arqueiros pergunta: ‘por que tudo isso se daqui a um minuto vocês estarão mortas?’ E uma delas responde: ‘É que vamos encontrar o noivo. E para o encontro com o noivo não se vai de qualquer jeito'”, completa.

O Prelado conclui sua meditação lembrando do prefácio da Missa dos mortos: “Ó Pai, para os que crêem em vós, a vida não é tirada, mas transformada e desfeito o nosso corpo mortal, nos é dado, nos céus, um corpo imperecível”. (FB)

 
Comentários