Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Livro para iniciação cristã de adultos é apresentado no Uruguai
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 27/10/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Montevidéu – Uruguai (Segunda-feira, 27-10-2014, Gaudium Press) “Mediante os sacramentos de iniciação cristã, o Batismo, a Confirmação e a Eucaristia, se colocam os fundamentos de toda vida cristã”, segundo refere o Catecismo da Igreja Católica. Dentro da iniciação cristã também está a distinção daquela que se dirige aos adultos. Como explica o Catecismo: “em todos os ritos latinos e orientais, a iniciação cristã de adultos começa com sua entrada no catecumenato, para alcançar seu ponto culminante em uma só celebração dos três sacramentos do Batismo, da Confirmação e da Eucaristia”, e cujos ritos se encontram no Ritual da Iniciação Cristã de Adultos (RICA).

Livro para iniciação cristã de adultos é apresentado no Uruguai.jpg

O documento é uma edição
simplificada do Ritual de
Iniciação Cristã para
Adultos (RICA)/ Fotos:
CEU e Arquidiocese
de Valência.

Com o objetivo de favorecer o trabalho que realizam catequistas e diáconos guiando aos adultos no itinerário catecumenal, o Departamento de Liturgia da Conferência Episcopal Uruguaia (CEU), publicou um novo livro sobre iniciação cristã para adultos.

O documento “tenta ser uma edição simplificada do RICA, adaptada a nossas realidades”, diz nota de imprensa da CEU, e responde ao pedido feito pela Assembleia Plenária do Episcopado do país austral, para que assim se adeque melhor o Plano Pastoral que o organismo eclesial vem desenvolvendo.

Como descreve a CEU, “se criaram para isso vários apêndices ao final do livro onde se encontram as distintas variações para cada celebração, facilitando o seguimento das etapas e seus ritos, que por si são variados e podem ser complexos”.

O livro está disponível nas livrarias Paulinas, San Pablo, L.E.A e De Los Talleres.

Ritual da Iniciação Cristã de Adultos

O Ritual de Iniciação Cristão de Adultos -confirmado pela Congregação para os Sacramentos e o Culto Divino mediante decreto do dia 10 de janeiro de 1976-, não é exclusivo para batizar adultos, mas que também “ensina quais são as exigências da iniciação cristã que devem cumprir tanto o adulto que quer ser batizado, como a criança que recebeu o batismo poucos dias antes de nascer, e que após uma adequada educação -catecumenato- acede, pela primeira vez a eucaristia completando assim sua ‘incorporação plena no Corpo de Cristo'”, diz o documento emitido pela Comissão Episcopal Espanhola de Liturgia que reproduz a Igreja no Uruguai.

Além disso -como prossegue o documento-, “os catequistas e párocos, tem neste ritual um bom instrumento para sua missão na hora de preparar as crianças para a Primeira Comunhão (…) e será útil para quantos queiram se aprofundar em sua vida cristã, bem individualmente ou por meio de reuniões periódicas nas quais, a modo de neo-catecumenatos, se repensem os compromissos de sua Fé e de seu batismo”. (GPE/EPC)

 
Comentários