Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Propostas litúrgicas são revisadas por Bispos dos EUA em Assembleia de Outono
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 28/10/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Washington – Estados Unidos (Terça-feira, 28-10-2014, Gaudium Press) A Assembleia Geral de Outono da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) tratará, além da variedade de temas eclesiais e pastorais, cinco propostas litúrgicas apresentadas pelo Comitê para o Culto Divino. Entre os temas destacam a revisão das diretrizes para a administração dos sacramentos a pessoas portadoras de deficiência e a primeira tradução oficial ao inglês do Ritual de Exorcismos e Súplicas Relacionadas. Os Bispos votarão para definir a aprovação ou rejeição de cada uma das propostas.

Bispos dos Estados Unidos revisam propostas litúrgicas em Assembleia de Outuno.jpg
Algumas mudanças na Liturgia das Horas serão submetidas
a consideração dos Bispos. Foto: Bryan Sherwood.

O primeiro tema destacado pela Conferência de Bispos em seu anúncio oficial do dia 20 de outubro é uma tradução revisada do Ritual para a Dedicação de uma Igreja e um Altar, que foi publicado em latim em 1977, e ao qual se incorporam mudanças provenientes do Código de Direito Canônico em 1983 e se adapta sua tradução em conformidade com a terceira edição do Missal Romano.

Também se submeterá a aprovação a primeira tradução oficial ao inglês do Ritual de Exorcismos e Súplicas Relacionadas, baseado no texto em latim de 1999 e com as emendas introduzidas pela Santa Sé em 2004. O texto inclui o ritual de exorcismo maior e sua introdução expõem alguns critérios sobre seu uso, “o qual é sempre decisão exclusiva do Bispo”, recordou a USCCB. “Enquanto este texto afirma a realidade do mal no mundo, afirma ainda mais a soberania de Cristo para superar qualquer e todos os males”.

Dois temas adicionais se relacionam com a Liturgia das Horas: o acréscimo das orações em inglês dos Santos agregados ao Calendário Geral desde 1984 e a tradução dos Salmos (segundo a tradução Revised Grial Psalms), a qual se prevê que seja amplamente usada na Liturgia das Horas, por quanto se adaptou seu ritmo para facilitar sua proclamação e canto. Estes dois acréscimos, em caso de ter o voto favorável de duas terças partes dos prelados, seriam enviadas a Roma para sua aprovação final na Santa Sé.

Finalmente, os Bispos decidirão sobre se autorizam a revisão das “linhas guia para a celebração dos Sacramentos com pessoas portadoras de deficiências”. Este documento, emitido pelos Bispos em 1995, seria modificado para refletir os avanços da medicina na última década, assim como o conhecimento de alguns desafios enfrentados por católicos com requerimentos especiais. Se os Bispos aprovam que se faça uma revisão, este trabalho ficaria nas mãos do Comitê para o Culto Divino com a colaboração dos Comitês para Assuntos Canônicos e para Governo da Igreja, assim como o de Evangelização e Catequese.

Os Bispos dos Estados Unidos se reunirão entre os dias 10 e 13 de novembro na cidade de Baltimore. (GPE/EPC)

 
Comentários