Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


O diabo não é um mito e deve ser combatido com a verdade, diz o Papa
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 30/10/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 30-10-2014, Gaudium Press) – Na Missa desta quinta-feira, na Casa Santa Marta, o Papa Francisco relembrou a doutrina católica sobre a vida cristã afirmando que é ela é uma constante luta contra o demônio, o mundo e as paixões da carne.

Comentando as palavras de São Paulo dirigidas aos Efésios, o Papa disse em sua homilia que o apóstolo “fala da vida cristã numa linguagem militar” e salientou que “a vida de Deus deve ser defendida, se deve lutar para levá-la avante”. E por isso são necessários força e coragem “para resistir e para anunciar”.

Francisco reafirmou que para prosseguir e progredir na vida espiritual é preciso lutar. Trata-se de uma luta contínua que não é um simples confronto. Ele identificou três inimigos da vida cristã: “o demônio, o mundo e a carne”, ou seja, as nossas paixões, “que são as feridas do pecado original”.

O Papa destacou que “a salvação que Jesus nos dá é gratuita” e que precisamos defendê-la: “Do que me devo defender? Que devo fazer? ‘Revestir-nos da armadura de Deus’, nos diz Paulo, ou seja, aquilo que é de Deus nos defende para resistir às insídias do diabo. Não se pode pensar numa vida espiritual, numa vida cristã, sem resistir às tentações, sem lutar contra o diabo, sem vestir esta armadura de Deus que nos dá força e nos protege.”

Ainda sobre a epístola de São Paulo, o papa disse que “a nossa batalha” não é contra pequenas coisas, “mas contra os principados e as potências, isto é, contra o diabo e seus aliados”.

“Mas, esta geração – e tantas outras – nos fez acreditar que o diabo fosse um mito, uma figura, uma ideia, a ideia do mal. Mas o diabo existe e nós devemos lutar contra ele. É o que diz Paulo, não eu! É a Palavra de Deus. Mas nós não estamos muito convencidos. E depois Paulo nos diz como é esta armadura de Deus, quais são os diversos tipos de armaduras, que formam esta grande armadura de Deus. E ele diz: ‘Sejais firmes e cingi os vossos rins com a verdade’. Esta é a armadura de Deus: a verdade.”

O Papa continuou afirmando que “O diabo é o mentiroso, é o pai dos mentirosos, o pai da mentira.” Afirmou ainda, recordado São Paulo, que é preciso cingir os nossos rins com a verdade, revestir-nos da couraça da justiça e que “não se pode ser cristão sem trabalhar continuamente para ser justo. Não se pode”.

Prosseguindo, o Pontífice ligou seu comentário a uma pergunta sobre a Fé: “acredito ou não?”, “acredito mais ou menos?”.

“Sem Fé, disse o Papa, não se pode prosseguir, não se pode defender a salvação de Jesus”. Precisamos “deste escudo da fé”, porque “o diabo não nos lança flores”, mas “flechas em chamas” para nos matar.

E exortou a que todos tomassem o capacete da salvação e a espada do Espírito e a vigiar “com orações e súplicas”: “A vida é uma milícia. A vida cristã é uma luta, uma luta belíssima, porque quando o Senhor vence em cada passo da nossa vida, nos dá uma alegria, uma felicidade grande: aquela alegria que o Senhor venceu em nós, com a sua gratuidade de salvação. Mas sim, somos um pouco preguiçosos na luta e nos deixamos levar avante pelas paixões, por algumas tentações. Isso porque somos todos pecadores. Mas não devemos nos desencorajar. Coragem e força, porque o Senhor está conosco”. (JSG)

Da redação, com informações Rádio Vaticano

 
Comentários