Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Presépio feito no México estará presente no Vaticano
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 30/10/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Oaxaca – México (Quinta-feira, 30-10-2014, Gaudium Press) Presépios talhados em madeira, e mais de mil peças artesanais que adornarão duas imensas árvores fazem parte dos artesanatos mexicanos que enfeitarão o Vaticano durante o Natal. Tal como anunciou esta semana a Diretora do Instituto Oaxaquenho de Artesanatos (IOA), México, Gloria Martínez, 142 famílias de artesãos de Oaxaca foram convidadas pela Santa Sé para expôs ali seus trabalhos, evento que se repete há alguns anos no já tradicional “Natal Mexicano no Vaticano”.

Presépio feito no México estará presente no Vaticano.jpg
As peças dos presépios correspondem aos modelos europeus que se
conhecem comumente, mas o tom de pele é moreno, e suas
vestes foram pintadas com cores chamativas /
Foto: Presépio italiano – Gaudium Press.

“A presença artesanal de Oaxaca no Vaticano, representa uma incalculável oportunidade para promover as tradições e a cultura a nível mundial, o que fará possível abrir novos canais de produção artesanal na Europa”, disse Martínez ao destacar a relevância deste evento.

No total serão por volta de 1.200 peças artesanais elaboradas em 25 municípios oaxaquenhos, que serão colocadas em duas árvores de natal, cada uma de 7 metros de altura, e os quais estarão situadas em dois locais de grande afluência de peregrinos procedentes de várias partes do mundo. Um deles estará na Sala Paulo VI, e outro, no Museu Vaticano.

Entre as peças há esferas de barro vermelho, negro, verde, entre outras cores. Todas elas serão levadas à Roma no próximo dia 1º de novembro.

Para destacar, também serão colocados presépios talhados em madeira, cujas figuras medem até 1.40 metros de altura, às quais foram pintadas a mão com a técnica local dos alebrijes; Jesus, José, Maria e os anjos correspondem aos modelos europeus de peças natalinas que se conhecem comumente, mas o tom de pele é moreno, e suas vestes foram pintadas com cores chamativas, tal como é a característica do artesanato de Oaxaca.

Todas as peças do presépio foram elaboradas durante oito meses no curso do artesão Jacobo Ángeles e María de San Martín Tilcajete, situado no Vale Central de Oaxaca. Um total de 15 artesões participarão dos trabalhos.

Há oito anos, o México foi o único país a estar presente de maneira ininterrupta durante o Natal no Vaticano com seus preciosos artesanatos. Estas peças poderão ser apreciadas por milhares de pessoas a partir do dia 10 de dezembro deste ano até o dia 02 de fevereiro de 2015. Está previsto que o grupo de artesãos exibam a mostra natalina ao Santo Padre Francisco entre os dias 09 e 10 de dezembro.

No ano passado um monumental presépio elaborado por artesãos de Veracruz foi o protagonista do Presépio Mexicano no Vaticano. O presépio foi instalado na Sala Paulo VI e recebeu a bênção do Papa. Os artesãos oaxaquenhos esperam ter também esta grande bênção em dezembro deste ano. (GPE/EPC)

 
Comentários