Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Cemitérios católicos são destacados como oportunidade para a Evangelização
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 31/10/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Nova York – Estados Unidos (Sexta-feira, 31-10-2014, Gaudium Press) Os cemitérios são lugares de comemoração, oração e reflexão, mas também são os lugares nos quais se desenvolve parte da liturgia e que oferecem um ensinamento sobre a Fé Cristã ao mundo. “Os cemitérios são uma grande oportunidade de evangelizar e tem a responsabilidade de defender o que a Igreja representa”, afirmou o diretor executivo dos Cemitérios Católicos da Arquidiocese de Newark nos Estados Unidos.

Cemitérios católicos são destacados como oportunidade para a Evangelização.jpg

Cemitério Católico de Santa Maria em
Fredericksburg, Texas. Foto:
Vicki Gibson.

Por sua dimensão social e familiar, os cemitérios são visitados por crentes e não crentes, assim como uns e outros fazem parte dos ritos funerários nos quais expõem a Fé da Igreja na vida eterna. Os ritos prescritos incluem o velório, a liturgia exequial e as orações no cemitério.

No entanto, a Igreja nos Estados Unidos enfrenta um decrescimento no uso de cemitérios católicos devido à cremação e a seleção de outros cemitérios não confessionais ou municipais. A lei canônica proíbe que os restos mortais sejam espalhados ou conservados em casa, mas muitos católicos não estão cientes deste requerimento. “Muitas pessoas não sabem que abençoamos dois lugares em nossa Fé: a Igreja e o cemitério”, comentou o diretor de Cemitérios da Arquidiocese de Chicago, Roman Szabelski.

Por este motivo, a Igreja em Chicago promove uma campanha para recuperar o sentido dos cemitérios católicos. Sob o título de “Do ventre ao túmulo”, a iniciativa promove uma celebração da vida em todas as suas etapas até chegar ao falecimento e a espera da ressurreição. Eventos como concerto de música sacra e visitas guiadas ajudam aos fiéis a apreciar o patrimônio de Fé que encerra um campo santo.

Cemitérios católicos como o de Rockville tem promovido a pastoral de diáconos nos ritos de funerais, de forma que nunca falte um membro do clero em momentos em que sua presença é muito importante para os familiares. Outros projetaram serviços adicionais que ajudem as pessoas a elegê-los entre as opções não confessionais. O cemitério do Santíssimo Redentor na Diocese de Albany incorporou ataúdes biodegradáveis e adaptou para este fim um terreno de flores silvestres. (GPE/EPC)

 
Comentários