Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


“Uma vida consagrada agradecida e esperançada”, tema das jornadas que ocorrerão na Espanha
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 31/10/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Ávila – Espanha (Sexta-feira, 31-10-2014, Gaudium Press) Entre os dias 14 e 15 de novembro serão realizadas em Ávila (Espanha), as Jornadas para os Vigários e Delegados Episcopais da Vida Religiosa e Assistentes Religiosas das Federações Monásticas, que servirão de antessala para a celebração do Ano da Vida Consagrada 2015, e para comemorar o Ano Jubilar Teresiano iniciado no último dia 15 de outubro.

Uma vida consagrada agradecida e esperançada.jpg
O evento se propõem a redescobrir a beleza da Vida Consagrada
e o dom  que ela é para a Igreja, sob o testemunho de Santa
Teresa de Jesus / Foto: Gaudium Press.

Sob o lema “Uma vida consagrada agradecida e esperançada”, o evento se propõem redescobrir a beleza da Vida Consagrada e o dom que ela é para a Igreja sob o testemunho de Santa Teresa de Jesus, por ocasião do 5º Centenário de seu nascimento.

“Na escola da santa andariega aprendemos a ser peregrinos. A imagem do caminho pode sintetizar muito bem a lição de sua vida e de sua obra. Ela entendeu sua vida como caminho de perfeição pelo que Deus conduz ao homem, morada após morada, até Ele e, ao mesmo tempo, põem em marcha até os homens. Por quais caminhos quer levar-nos o Senhor através das pegadas e da mão de Santa Teresa? Queria recordar quatro que me fazem muito bem: o caminho da alegria, da oração, da fraternidade e do próprio tempo”, é o que expressou o Santo Padre Francisco na mensagem que dirigiu o Bispo de Ávila, Dom Jesús García Burillo, por ocasião da abertura do Ano Jubilar Teresiano. Palavras que serão motivo de reflexão para as Jornadas de Vida Consagrada em novembro.

O evento iniciará na manhã do dia 14 de novembro com uma celebração Eucarística que ocorrerá às 10h30 na Capela da Transverberação de Santa Teresa, Mosteiro da Encarnação, que presidirá Dom Vicente Jiménez Zamora, Bispo de Santander e Presidente da Comissão Episcopal para a Vida Consagrada, organismo do Episcopado Espanhol encarregado da realização destas jornadas.

Dom Eusebio Hernández Sola, OAR, Bispo de Tarazona e Membro da Comissão Episcopal para a Vida Consagrada será o encarregado de guiar a palestra “No caminho até o Ano da Vida Consagrada 2015”, que ocorrerá às 12h30. Neste mesmo dia, às 18h, também se apresentará o Ano Jubilar Teresiano, evento que estará a cargo do Padre Emilio José Martínez González, Vigário Geral da Ordem dos Carmelitas Descalços e representante da Fundação V Centenário do Nascimento de Santa Teresa.

Já no dia 15, após a oração das laudes e a celebração da Santa Missa no Seminário Diocesano, haverá um informativo sobre a Comissão Episcopal e se apresentarão as conclusões em preparação ao Ano dedicado à Vida Consagrada.

“Acolhemos e propomos as linhas mestras que se assinalou para o Ano da Vida Consagrada: a memória agradecida, gratidão que provêm de uma história de chamado e conversão no seguimento de Cristo que marca nossas vidas e institutos; o amor apaixonado e apaixonante de viver por Ele -por sua força em nossa debilidade-, com Ele, no cotidiano da existência, e nEle, que nos vamos purificando e configurando; e a esperança gozosa de sermos enviados novamente, como discípulos e testemunhas, como o tesouro da Palavra, o alimento de seu Corpo e o unguento da misericórdia”, sublinha a Comissão Episcopal de Vida Consagrada ao apresentar as jornadas. (GPE/EPC)

 
Comentários