Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Jovens italianos se unem a vigília de oração para meditar “o silêncio dos santos”
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 03/11/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Turim – Itália (Segunda-feira, 03-11-2014, Gaudium Press) “O silêncio dos Santos, um silêncio que fala”, foi o lema de uma iniciativa de oração que ocorreu no último dia 31 de outubro em Turim (Itália). Promovida pela Pastoral Juvenil da Diocese local, o evento contou com a participação das diversas realidades juvenis e com a presença da jurisdição italiana, além do movimento juvenil salesiano que se encontra em jubileu pelo Bicentenário de Nascimento de São João Bosco. A jornada de oração ocorreu na chamada “Ermita do Silêncio”, para celebrar a véspera da Solenidade de Todos os Santos.

Jovens italianos se unem a vigília de oração para meditar _o silêncio dos santos_ 1.jpg

O encontro foi iniciado às 21h30 e encerrado à meia-noite. No lugar os jovens percorreram os diversos lugares no silêncio para trazer a memória aos santos e recordar o chamado à santidade de todos os batizados.

O Padre Luca Ramello, Diretor da Oficina Pastoral Juvenil da Diocese de Turim, explicou por que se escolheu um antigo cárcere para uma vigília de oração: “o lugar escolhido é por si particularmente significativo: o ex-cárcere de Turim, onde há anos está desenvolvendo uma obra preciosa ‘a Ermita do Silêncio’, que propõem -especialmente aos jovens- habitar seus espaços transformando-os, é lugar de diálogo com Deus, que é fonte de liberdade”.

Disse, além disso, que a inspiração para esta iniciativa vem do lema “O Amor maior” do ano pastoral, e que tem relação direta com as celebrações pelo Bicentenário de nascimento de Dom Bosco e a exposição extraordinária do Santo Sudário, que ocorrerá entre os dias 19 de abril a 24 de junho de 2015.

Jovens italianos se unem a vigília de oração para meditar _o silêncio dos santos_ 2.jpg

Imagem de São João Bosco situada na
Basílica de São Pedro / Foto:
Gaudium Press.

Justamente o cárcere -como destaca a nota de imprensa- teve um papel essencial no trabalho de Dom Bosco com os jovens. Ele, enviado por outro grande santo, José Cafasso, se sente atravessado pelas dificuldades condições de vida dos jovens detidos e a pouca esperança que tinham ao estar nas celas escuras após ter tomado um caminho equivocado.

Por isso, como diz o Padre Ramello, “partir novamente do cárcere significa encontrar esse mesmo impulso educativo de nossos santos colhendo a força do ‘amor maior’, o da Paixão do Senhor: o homem do Santo Sudário. Temos que recordá-lo, o homem que viveu a prisão e a pena de morte”.

A Vigília de Oração contará com a presença do Arcebispo de Turim, Dom Cesare Nosiglia, que na igreja do antigo cárcere oferecerá aos jovens uma mensagem e os animará a viver um intensa experiência no silêncio para escutar ali Deus através dos testemunhos de diversos santos que estiveram envolvidos com o silêncio da prisão, como o próprio Dom Bosco, São José Cafasso, São Maximiliano Kolbe, Edith Stein, o Cardeal Van Thuan, entre outros.

Após encontra os santos no silêncio, os jovens se unirão em oração com a vigília diante do Santíssimo Sacramento. Também reciberão ali o Sacramento da Reconciliação.

Vigília com os santos e pelas famílias

A Família Salesiana em Castelnuovo Dom Bosco, lugar onde nasceu o santo italiano, também se uniu em oração no dia 31 de outubro na “Marcha e vigília com nossos santos”, na qual se rezou de maneira especial pela família e pela paz.

A caminhada partiu da Abadia Vezzolano até a Basílica de Dom Bosco, onde se celebrou uma solene Eucaristia por Todos os Santos. (GPE/EPC)

 
Comentários