Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Salesianos preparam Congresso Internacional de Nossa Senhora Auxiliadora
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 05/11/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Turim – Itália (Quarta-feira, 05-11-2014, Gaudium Press) “Desde a casa de Maria até nossos lares” será o lema do VII Congresso Internacional de Maria Auxiliadora que se realizará entre os dias 6 a 9 de agosto de 2015 em Turim e no Colle Don Bosco, Itália, como parte das celebrações do Bicentenário de Nascimento do Fundador da Família Salesiana, jubileu que foi iniciado oficialmente no último dia 16 de agosto.

Salesianos preparam Congresso Internacional de Nossa Senhora Auxiliadora 1.jpg

Imagem de Nossa Senhora Auxiliadora
que se encontra em sua Basílica em
Turim / Foto: Sonia Trujillo.

O encontro, promovido pela Associação de Nossa Senhora Auxiliadora (SDMA), se propõem refletir sobre os desafios pastorais que enfrenta hoje a família no contexto da evangelização, e ressaltar também a beleza da família e de ser família.

“A partir de ‘sua casa’, Maria Auxiliadora e Mãe da Igreja quer dirigir os afetos da Igreja e da Família Salesiana até novas profundidades e mais amplos horizontes. O sacrossanto trabalho do amor que se chama família se viu sobrecarregado durante demasiado tempo por temas de emergências cada vez mais atuais e urgentes. O Papa lhes atribui agora uma posição de absoluta importância, convocando a Igreja a um Sínodo e pedindo inteligência e amor. O Sínodo, diz o Papa, ‘será sobre a família: as riquezas, os problemas da família’. A realidade de homens e mulheres que se amam e trazem ao mundo criaturas, lutando -diariamente- com as tensões e fracassos de seu compromisso de amor”, dizem os organizadores na página web do congresso.

Neste sentido, e seguindo os passos de Dom Bosco em seus 200 anos de nascimento, o congresso se propõem abordar a família como sujeito originário da educação, como primeiro lugar de evangelização. “A partir da primeira evangelização a transmissão da fé, no transcurso das gerações encontrou um lugar natural na família. Nelas os sinais da Fé, a comunicação das primeiras verdades, a educação para a oração, o testemunho dos frutos do amor foram infundidos na existência das crianças e dos jovens, no contexto do cuidado que toda Salesianos preparam Congresso Internacional de Nossa Senhora Auxiliadora 2.jpgfamília reserva para o crescimento de seus pequenos. Não pode pensar-se em uma nova evangelização sem sentir uma precisa responsabilidade no anúncio do Evangelho às famílias, sem apoiá-las em sua tarefa educativa”, continua o site.

“‘Casa’ e ‘família’ são dois vocábulos frequentemente utilizados por Dom Bosco para descrever o ‘espírito de Valdocco’ que deve brilhar em nossas comunidades. Neste sentido acolhemos a chamada evangélica à correção fraterna e a reconciliação”, acrescenta.

De acordo com o programa, o evento será inaugurado na tarde do dia 06 de agosto em Turim pelo Reitor Maior dos Salesianos, Dom Ángel Fernández Artime. No dia 07, após a celebração Eucarística que presidirá o Arcebispo de Turim, Dom Cesare Nosiglia, se aprofundará no tema “De geração em geração” a partir da Palavra de Deus, de experiências de vida e dos testemunhos dos Santos. Este segundo dia de encontro haverá também Adoração Eucarística.

O 8 de agosto, se refletirá no tema ‘A partir da casa de Maria até nossos lares’, a partir da perspectiva teológica, do testemunho dos Santos, e das experiências de vida. Na ocasião, os presentes participarão no Santo Rosário Meditado, e também na Santa Missa em honra a Nossa Senhora Auxiliadora que será presidida por Dom Fernández Artime. Justamente será o Reitor Maior que no dia 09 de agosto oferecerá a conferência final do Congresso e presidirá a Eucaristia de encerramento que será em homenagem a São João Bosco. (GPE/EPC)

 
Comentários