Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Cruz da JMJ peregrina pela Romênia rumo à Cracóvia 2016
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 06/11/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Redação (Quinta-feira, 06-11-2014, Gaudium Press) “Queridos jovens, ao encerrar o Ano Santo os confio o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Levada pelo mundo como sinal do amor do Senhor Jesus à humanidade e anunciando a todos que só em Cristo morto e ressuscitado existe salvação e redenção”, com estas palavras o Papa João Paulo II, no dia 22 de abril de 1984, confiou aos jovens do mundo a Cruz que hoje é sinal da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Cruz da JMJ peregrina pela Romênia rumo à Cracóvia 2016.jpg
A Cruz e o Ícone da JMJ em sua passagem
pela Diocese de Lugoj / Foto: Episcopia
Greco-Catolica Lugoj.

Trinta anos são já os que leva a “Cruz Peregrina” percorrendo os cinco continentes acompanhando as novas gerações em seu encontro com Jesus Cristo e em sua preparação para as Jornadas Mundiais da Juventude; e a de Cracóvia 2016 terá um especial significado por que será a primeira vez que se realizará após a canonização de João Paulo II, precisamente em sua terra natal, a Polônia.

Em preparação ao encontro mundial, que ocorrerá no dia 25 de julho ao dia 1º de agosto de 2016, a “Cruz dos Jovens”, peregrinou recentemente por várias cidades da Romênia. Jovens de Bucarest, Lugoj, Blaj, Timisoara, Ciuj-Napoca, Sighetu Marmatiei, Baia Mare, Carei e Satu Mare, entre outros, acolheram a Cruz, junto com o Ícone de Nossa Senhora, que chegou por terra procedente Moldávia.

Entre os encontros principais que ocorreram durante a peregrinação, a Catedral de São José em Bucarest acolheu a Cruz e o Ícone mariano com uma solene celebração Eucarística. Por outro lado, jovens sacerdotes da comunidade greco-católica acompanharam a Cruz rumo à Catedral da Santíssima Trindade de Blaj, onde também houve uma Missa Solene.

A Cruz e o Ícone foram entregues aos jovens da Polônia por parte dos jovens do Brasil -país que acolheu a JMJ 2013- no último Domingo de Ramos, quando se celebrou localmente em Roma a JMJ. Durante o mês de junho os símbolos do evento mundial partiram aos países da Europa Central e Oriental, passando pela Bielo-Rússia, Lituânia, Letônia, Rússia, Ucrânia, Moldávia e Romênia. Se prevê que até o final deste ano peregrinem pela Eslováquia e República Checa.

“A peregrinação continua, passando de mão em mão, de país em país e de geração em geração”, como sublinha o Conselho Pontifício para os Leigos, dicastério vaticano responsável pelo encontro mundial. (GPE/EPC)

 
Comentários