Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Mais de 3 mil universitários romanos peregrinam a Orvieto, cidade Eucarística
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 11/11/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Orvieto – Itália (Terça-feira, 11-11-2014, Gaudium Press) Animando aos jovens a redescobrir a beleza da Eucaristia, a Diocese de Roma realizou no último sábado, 08 de novembro a 12ª peregrinação dos universitários romanos a Orvieto, onde em 1264 ocorreu o milagre eucarístico pelo qual se instituiu a festividade de Corpus Christi. Sob o lema “Eucaristia e novo humanismo. Não tinham mais que um pão”, a romaria ocorreu no 750º aniversário deste milagre.

Mais de 3 mil universitários romanos peregrinam a Orvieto, cidade Eucarística 1.jpg
Relíquia do corporal do Milagre Eucarístico,
Orvieto / Foto: Gaudium Press.

“Este ano a 12ª peregrinação dos universitários se desenvolve em Orvieto, porque a Diocese está celebrando o 750º aniversário do Milagre Eucarístico de Bolsena. E porque, como Diocese de Roma, queremos propôr aos jovens universitários o redescobrimento da Eucaristia, em referência também ao tema cultural do novo humanismo e ajudar aos jovens a encontrar a centralidade da celebração eucarística para o próprio crescimento pessoal e também para o serviço que prestarão à sociedade e na Igreja após graduar-se”, explicou à Rádio Vaticano Dom Lorenzo Leuzzi, delegado da Oficina de Pastoral Universitária da Diocese de Roma, durante o encontro em Orvieto.

Uma peregrinação acolhida com grande esperança pelos jovens universitários, e que mostrou para eles o significado da vida em comunhão, a vida da Igreja, como comentou um dos jovens peregrinos ao meio de comunicação vaticano: “Participar nesta peregrinação para mim quer dizer ser Igreja, ser comunhão com tantos jovens universitários que compartilham o caminho da Fé nas paróquias, na universidade, na capelania. Encontrar-nos aqui é o testemunho desta comunhão, da qual cada um se nutre com o Senhor, e portanto da comunhão com Cristo e logo da comunhão entre nós”.

A sua chegada à Orvieto os universitários foram recebidos por Dom Benedetto Tuzia, Bispo da Diocese de Orvieto-Todi, que lhes animou a viver a Eucaristia na vida cotidiana: “É um estilo de vida que Jesus nos ensinou. Pode se dizer que foi fotografado e assinado naquele gesto de tomar o pão, aquele pão que é Ele mesmo: Ele é aquele pão compartilhado, vida compartilhada na qual se diz ‘também vocês, façam aquilo que eu fiz: doem-se e façam de vossa vida uma vida compartilhada’. Para um jovem creio que é um forte programa de vida”.

Mais de 3 mil universitários romanos peregrinam a Orvieto, cidade Eucarística 2.jpg
Catedral de Orvieto / Foto:
Gaudium Press.

A peregrinação é parte das diferentes iniciativas que ocorrem no ano acadêmico 2014-2015 no qual a Oficina Diocesana para a Pastoral Universitária convidou aos jovens a ver na Eucaristia o centro de suas vidas. Entre as iniciativas o próximo ano também se desenvolverão outras peregrinações, entre elas a peregrinação ao Santuário Romano do Divino Amor.

Mas a romaria realizada a Orvieto no último dia 08 teve um grande significado pela importância do fato milagroso ocorrido ali há 750 anos, quando diante dos olhos do sacerdote Pedro de Praga a sagrada hóstia se converteu em carne, começa a sangrar e mancha o corporal, que hoje é a relíquia que se custodia na Catedral da cidade italiana.

Foi graças a esta manifestação sobrenatural que o Papa Urbano IV instituiu, mediante a Bula ‘Transiturus’, a solenidade de Corpus Christi, que a Igreja Católica comemora a cada ano na quinta-feira seguinte a festividade da Santíssima Trindade. (GPE/EPC)

 
Comentários