Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Valência abre exposição sobre arte monástica
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 12/11/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Valência – Espanha (Quarta-feira, 12-11-2014, Gaudium Press) Aproximando-se o tempo do Advento a sede da Delegação Diocesana de Missões da Arquidiocese de Valência (Espanha), acolhe por estes dias uma exposição de arte monástica composta por mais de 500 peças elaboradas pelas religiosas de clausura do Mosteiro de Santa Maria Rainha de Sigena, que fazem parte da Família Monástica de Belém da Assunção da Virgem e de São Bruno.

Valência abre exposição sobre arte monástica.jpg
A mostra está constituída por figuras
marianas e de santos, e se destacam
peças para o presépio elaboradas em
madeira e pedra dolomita / Foto:
AVAN-Alberto Saiz.

A mostra está constituída por figuras marianas e de Santos, e se destacam peças para o presépio elaboradas com madeira e pedra dolomita, já que se aproximam as comemorações natalinas; todas elas pintadas à mão pelas religiosas. Entre as imagens sobressaem esculturas imponentes de Cristo Crucificado e da Santíssima Virgem, e se destacam mais de 70 figuras elaboradas em madeira, assim como ícones sobre tecido, medalhas, rosário, livros de arte, velas e incensos preparados na Terra Santa pelos religiosos da Família Monástica dos Irmãos de Belém.

Como ocorreu nos anos anteriores, os fundos arrecadados através da venda dos objetos artesanais, serão destinados para apoiar o trabalho que realiza a Família das Irmãs de Belém, que estão presentes na Espanha nas cidades de Sigena, e em Jerez da Fronteira. Também existem comunidades na França -onde as religiosas contam com cursos artesanais-, Itália, Bélgica, Portugal, Alemanha, Áustria, Polônia, Israel, Estados Unidos, Canadá, México, Chile e Lituânia.

As monjas de Belém da Assunção da Virgem e de São Bruno é uma ordem contemplativa dedicada à oração, à adoração da Santíssima Trindade e a vida fraterna, que nasceu em 1950 à raiz da promulgação, por parte do Papa Pio XII, do Dogma da Assunção da Virgem, segundo o qual Maria, Mãe de Jesus foi assunta ao Céu no corpo e alma. Quanto o Pontífice proclama tal Dogma na Praça de São Pedro, no Vaticano, um grupo de peregrinos que se encontravam na multidão são inspirados pelo Espírito Santo para que nascessem comunidades religiosas sob este fundamento mariano.

Pouco tempo depois, no dia 02 de fevereiro de 1951, nasce a primeira comunidade de religiosas de Belém na Diocese de Sens (França), de onde se dá seu crescimento e expansão até vários países.

Entre as múltiplas atividades que realizam as religiosas para seu sustento estão precisamente os trabalhos artesanais que desenvolvem com grande habilidade e beleza.

Esta exposição artesanal não é a única que se prepara por estes dias por ocasião do Natal. É tradição que vários conventos espanhóis participem nas mostras de doces conventuais que ocorrem anualmente em várias cidades, sendo as mais conhecidas as que se levam a cabo em Sevilha e Córdoba. Nelas se ressalta a riqueza gastronômica que se esconde atrás dos conventos de clausura, e são ocasião para sensibilizar os fiéis sobre a necessidade que tem as religiosas de fundos para o sustento de seus conventos. (GPE/EPC)

 
Comentários