Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Núncio Apostólico nos EUA apresenta os Santos como exemplo aos jovens
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 12/11/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Baltimore – Estados Unidos (Quarta-feira, 12-11-2014, Gaudium Press) O Núncio Apostólico dos Estados Unidos, Dom Carlo María Vigano, animou a descobrir e oferecer ao povo de Deus o testemunho de santidade dos católicos que viveram a cabalidade o chamado de Cristo a ser perfeitos a imagem do Padre Celestial. “Não é só com a pregação ou com palavras, mas com o exemplo, que as pessoas crescem na Fé”, recordou Dom Vigano. Este testemunho, que os prelados estão chamados a buscar em suas próprias Diocese para abrir as respectivas causas de canonização, é em particular valioso para evangelização dos jovens, afirmou o prelado, como parte de seu discurso aos Bispos dos Estados Unidos reunidos na Assembleia Geral de Outono, no último dia 10 de novembro.

Núncio Apostólico nos EUA apresenta os Santos como exemplo aos jovens.jpg

Dom Carlo María Vigano, Núncio Apostólico
dos Estados Unidos. Foto:
Arquidiocese de Boston.

“Recordamos que através da história muitos santos foram primeiro levados à conversão a Cristo pela leitura das vidas de Santos que os antecederam”, expôs o Núncio Apostólico. Como exemplo propôs a Santo Inácio de Loyola ou Santa Edith Stein, e afirmou que estes testemunhos são de grande ajuda também para aqueles que atravessam dificuldades ou inclusive vivem seus últimos dias próximos a seu falecimento. Dom Vigano assegurou que a vida dos Santos oferecem uma contraposição admirável àqueles que “aceitam e se submetem a escura cultura de nossos tempos”.

Desta maneira, o prelado aconselhou este caminho como uma forma de transformação cultural. “A vida e conhecimento dos Santos neste país pode ser de grande ajuda para nossos jovens, que buscam significado e inspiração para suas vidas”, explicou. “Creio que deveríamos fazer um grande esforço para trazer à luz e evidenciar a grandeza, originalidade e valentia dos primeiros evangelizadores do país, aqueles que foram os extraordinários pioneiros da Fé”. Os jovens, afirmou, buscam atualmente em meio de figuras excessivas e desafiantes, inclusive aberrantes como as do terrorismo, algo que vá mais além de suas frustrações e de um conceito errado de felicidade e que lhes prove significado e propósito. “Que grande sentido e propósito podem encontrar em Jesus Cristo através do poder do Espírito Santo!”, exclamou.

O encontro com Cristo e a prática dos ensinamentos do Evangelho, assim como a entrega caritativa aos pobres satisfariam a ânsia dos jovens e este convencimento deve oferecer-se através do próprio exemplo e exemplo admirável dos santos. Os jovens “necessitam encontrar sentido para suas vidas. Necessitam ser atraídos a Cristo de maneira positiva com o exemplo de tantos Santos declarados ou sem descobrir”, exortou. “Temos que deixar saber a nossos jovens que sua vida vale a pena de viver e que nasceram para a glória eterna, não para o glamour, ou para as armar, ou ainda para o sensacionalismo. Eles estão clamando por isto.”

“Eles (os jovens) necessitam ser inspirados, que a vida de Cristo seja soprada novamente em seu interior”, continuou Dom Vigano. “Depende de nós dar o exemplo, não só com nosso ensinamento doutrinal mas com o ensinamento de toda nossa vida. Talvez, e sei que isto pode ser difícil de aceitar, em um tempo a juventude de nossa época vem poderia enfrentar o último testemunho radical da Fé que alguns podem estar chamados a dar”. (GPE/EPC)

 
Comentários