Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Bispos mexicanos refletirão sobre o humano do ‘mundo virtual’
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 13/11/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do México – México (Quinta-feira, 13-11-2014, Gaudium Press) Com o tema “Encontro, testemunho e diálogo no Continente Digital; até uma cultura do encontro”, iniciou no último dia 10 de novembro a 98ª Assembleia Plenária da Conferência do Episcopado Mexicano (CEM). Os prelados estão reunidos na Casa Lago, Cuautitlán Izcalli, até a próxima sexta-feira, 14, para refletir sobre o lugar da comunicação na vida da Igreja.

Bispos mexicanos refletirão sobre o humano do mundo virtual.jpg
Está previsto que ao culminar a Assembleia Plenária os Bispos mexicanos
apresentem várias iniciativas para incentivar a Pastoral da Comunicação
nas diferentes Dioceses mexicanas. / Foto: Cepcom.

“Será este um momento de encontro, diálogo e reflexão, no qual os Bispos aprofundaremos na necessidade de continuar o trabalho evangelizador nos diversos espaços de comunicação (…) O trabalho neste campo não é novo, já se leva um bom caminho percorrido, mas consideramos que ainda devemos afiançar mais a presença do Evangelho neste moderno areópago, como o é o mundo das comunicações”, comentou Dom Rogelio Cabrera López, Arcebispo de Monterrey, prévio à Assembleia Plenária.

A saudação de boas-vindas esteve a cargo do Cardeal José Francisco Robles Ortega, Arcebispo de Guadalajara e Presidente do Episcopado Mexicano, que abordou “A comunicação na vida da Igreja: o humano do mundo virtual”. Também saudou aos Bispos mexicanos o Núncio Apostólico no país, Dom Christophe Pierre. Na ocasião foi lido igualmente uma mensagem do Santo Padre Francisco dirigida por ocasião da Assembleia.

Segundo noticiou o Sistema Informativo da Arquidiocese do México (SIAME), vários especialistas em comunicação da Igreja estarão presentes no encontro para compartilhar suas experiências com os prelados. Entre eles, Dom Cláudio Maria Celli, Presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, que acompanhará a Assembleia, e o Padre Hugo Alberto Valdemar Romero, presidente do Conselho Editorial do semanário ‘Desde a Fé’, que nesta quinta-feira, 13, apresentará aos Bispos este meio de comunicação da Arquidiocese do México, referindo-se especialmente ao papel que desempenhou na catequese e no âmbito informativo para a comunidade católica.

Além disso, os Bispos se aproximarão de várias experiências da Pastoral da Comunicação, como é o trabalho das Obras Missionárias Pontifícias Episcopais com OMPE TV, as propostas do Centro Católico de Comunicações, assim como o funcionamento da Pastoral das Comunicações em uma comunidade indígena, o uso das novas tecnologias, e as experiências dos comunicadores paroquiais, entre outros.

A Assembleia Plenária estará dividida em três unidades. A primeira delas se dedicará a dar um diagnóstico da realidade entorno da comunicação da Igreja, que se desenvolverá em encontros por Províncias Eclesiásticas. Segundo a SIAME, ali os Bispos refletirão sobre os desafios da Pastoral da Comunicação.

Na segunda unidade os prelados discernirão sobre as linhas pastorais da Comunicação da Igreja no México. Para isso contarão com as orientações da Comissão Episcopal para a Pastoral da Comunicação (Cepcom). E a terceira, será a unidade na qual se definirão as ações que serão levadas a cabo na matéria. Nela se contará com o suporte de vários meios televisivos católicos, dentre eles a EWTN, El Sembrados e María Visión.

Está previsto que ao culminar a Assembleia Plenária os Bispos mexicanos apresentem várias iniciativas para incentivar a Pastoral da Comunicação nas diferentes Dioceses mexicanas. (GPE/EPC)

 
Comentários