Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Bispos bolivianos dirigem mensagem “A Eucaristia fonte de fraternidade”
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 14/11/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cochabamba – Bolívia (Sexta-feira, 13-11-2014, Gaudium Press) No último dia 11 de novembro, e com a presença de 33 pastores, foi concluído na Bolívia a 98ª Assembleia Plenária dos Bispos do país sul-americano. Após cinco dias de intenso trabalho pastoral, os prelados fizeram pública a mensagem “A Eucaristia fonte de fraternidade”, no qual se apresentam as conclusões do encontro e preparam o caminho para o Congresso Eucarístico Nacional que se celebrará em Tarija em julho de 2015, evento que leva por tema “Pão partido para a vida no mundo”.

Bispos bolivianos dirigem mensagem _A Eucaristia fonte de fraternidade_ 1.jpg
Os pastores bolivianos animam aos fiéis a descobrir a alegria de
reunir-se com os irmãos na Eucaristia / Foto: Iglesia Viva.

“Recordamos o convite que o Senhor nos faz à celebração eucarística, especialmente a cada domingo. Toda via em nossa Igreja que está na Bolívia muitos não descobriram a alegria de reunir-se com os demais irmãos para celebrar juntos a Eucaristia, que nos enche de gozo e de fortaleza, nos faz Igreja e nos ajuda a ter um coração como o do Senhor. Mas muito mais a que celebramos a cada domingo, o dia da ressurreição do Senhor”, dizem os Bispos bolivianos ao iniciar a missiva.

Mais adiante, alertam sobre a escassez de vocações no país e exortam a um maior compromisso cristão: “Muitos irmãos além disso, por falta de sacerdotes, se veem privados da Missa Dominical. A falta de vocações sacerdotais é um questionamento a nossas famílias cristãs, que não animam e até desanimam a vocação dos filhos. Também questiona nosso compromisso cristão demasiado débil, desafio nossa pastoral pouco missionária e evangelizadora e nos convida a um testemunho coerente aos sacerdotes”.

“Esta situação deve promover a generosidade de todos os cristãos, para ser essa Igreja em saída e evangelizadora, a qual nos anima o Santo Padre na Exortação Apostólica ‘Evangelii Gaudium'”, acrescentam os Bispos bolivianos.

Em caminho também ao 5º Congresso Missionário Americano e o 10º Congresso Missionário Latino-americano que se realizará em Santa Cruz (Bolívia), em 2018, os prelados -recordando as palavras do Santo Padre Francisco-, assinalam igualmente que “a Eucaristia é necessária para a missão e que a missão sem comunhão fraterna não é possível”.

Bispos bolivianos dirigem mensagem _A Eucaristia fonte de fraternidade_ 2.jpg
“A Eucaristia nos enche de firmeza e fortaleza
para assumir todos os desafios com a
alegria de discípulo” / Foto:
Gaudium Press.

Os pastores bolivianos também querem unir-se às intenções do ano dedicado à Vida Consagrada que animou o Papa e começará no próximo dia 30 de novembro: “O Santo Padre dedicou o ano de 2015 à Vida Consagrada. Reconhecemos e agradecemos o imenso trabalho dos Consagrados, tanto nas obras de caridade como no serviço pastoral e evangelizador, que alcança até as periferias mais recônditas”.

Neste sentido reconhecem que as religiosas e os religiosos são na Igreja “testemunho de uma vida que tomou a sério o seguir a Cristo e viver o Evangelho”, já que eles “nos estão dizendo a todos com sua vida que ser cristão compromete; é perdão, é amor, é entrega generosa e compromisso sincero (…) Os religiosos são sinais de coerência e seguimento radical de Cristo”.

Desta maneira, os Bispos convidam a orar “por estes irmãos e irmãs e a pedir que o Senhor nos conceda abundantes vocações para a vida religiosa”.

Após destacar também “o generoso testemunho dos católicos e de outras instituições sociais, sem fins lucrativos”, que se traduziram “em numerosas obras sociais de ajuda às pessoas mais necessitadas”, igualmente animam aos fiéis cristãos para que sejam parte ativa para a construção de um país “com justiça, sem violência e no qual sejam vencidos os males”.

De tal maneira concluem que para a construção de uma sociedade com estas características, “a Eucaristia nos enche de firmeza e fortaleza para assumir todos os desafios com a alegria de discípulo”. (GPE/EPC)

 
Comentários