Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Diocese de Roma inicia caminho até Terra Santa
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 17/11/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Roma – Itália (Segunda-feira, 17-11-2014, Gaudium Press) Por ocasião do 80º aniversário da Obra Romana das Peregrinações (ORP), a Diocese de Roma realizará a partir do dia 17 até o dia 24 de novembro uma peregrinação à Terra Santa. Serão no total oito dias de caminho, oração e solidariedade aos lugares mais significativos de Nosso Senhor Jesus Cristo, que estarão presididos pelo Cardeal Agostino Vallini, Vigário do Santo Padre para a Diocese romana, que irá em companhia de Dom Lorenzo Leuzzi, Bispo Auxiliar, e Dom Liberio Andreatta, vice-presidente da ORP.

Diocese de Roma inicia caminho até Terra Santa.jpg
No epicentro da peregrinação, o dia 20 de novembro, terá lugar “O Caminho
Internacional de Paz João Paulo II”, que transcorrerá desde Belém
até Jerusalém / Foto: Gustavo Kralj-Gaudium Press.

O itinerário iniciará em Roma rumo a Tel Aviv com transferência à Galileia, e uma Celebração Eucarística no Monte Carmelo. A partir do dia 18 de novembro, a peregrinação partirá de Nazaré, passará através do Lago de Tiberíades e Belém, para culminar em Jerusalém.

No epicentro da peregrinação, no dia 20 de novembro, ocorrerá “O Caminho Internacional de Paz João Paulo II”, que transcorrerá a partir de Belém até Jerusalém, é organizado com a colaboração da Oficina Nacional Israelense de Turismo, e será o gesto profético da ORP para este ano de 2014, por ocasião de suas oito décadas.

Este Caminho Internacional, como explica a ORP, “nasceu da experiência da Maratona da Paz” e “quer ser um verdadeiro e próprio caminho que reúna o maior número de homens, mulheres, jovens e anciãos, de diversas nacionalidades, que tem em seu centro a figura de São João Paulo II. Um caminho e não uma maratona para dar a todos a possibilidade de percorrer junto com outros ‘companheiros de viagem’, como ocorre em cada etapa da vida de cada um”.

Além disso, o caminho -como continua a ORP- “é figura da peregrinação: tempo e modo conatural ao homem (…) De modo particular este caminho nos lugares da Bíblia, ajudará aos participantes a colocar a atenção ao tema da Fé no único Deus”.

Desde 1991 é tradição que a Obra Romana das Peregrinações realize algum gesto simbólico para chamar a atenção sobre a validez da mensagem evangélica e o compromisso que tem todos pela paz, tal como o animou em seu momento São João Paulo II. Por este motivo a ORP escolheu neste ano de 2014 a Terra Santa para levar a cabo este gesto. “Escolhemos a Terra Santa para nosso gesto profético deste ano em vista das vicissitudes dos últimos meses (…)”, por isso o caminho seguirá como complemento “uma breve peregrinação a Gaza para ir em ajuda da povoação afetada pelos conflitos”, comentou Dom Andreatta, que foi citado por RomaSette.it.

A ORP nasceu em 1934. É conhecida no entorno da Igreja Católica como a “agência de viagens do Vaticano”, mas sua missão vai mais além facilitando o encontro de homens e mulheres com Deus através dos lugares santos, como explica a própria Obra Romana: “A peregrinação, em sua essência mais profunda, é uma metáfora de nossa existência concentrada em poucos dias, uma viagem no coração do homem que busca o rosto de Deus que se revela na pessoa de Jesus Cristo e por meio da ação de sua Igreja (…) Nossa proposta pode ser um momento de escuta, um itinerário de Fé, um tempo de conversão, porque a partir de uma peregrinação pode se ir sempre a algum lugar que faça convergir a própria história pessoal com a História da Salvação”. (GPE/EPC)

 
Comentários