Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Arcebispo de Maringá: “O silêncio fala a verdade que está sufocada”
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 18/11/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Maringá – Paraná (Terça-Feira, 18/11/2014, Gaudium Press) Dom Anuar Battisti, Arcebispo de Maringá, no Paraná, escreveu um artigo intitulado “Cansados do barulho”. No texto, o Prelado destaca que vivemos em uma época em que a doença chamada estresse toma conta da vida de qualquer um, e ninguém está isento de preocupações, de problemas a serem resolvidos, de querer superar todos os limites humanos.dom anuar battisti.jpg

Para o Arcebispo, a síndrome do medo, do tempo acelerado, já não há nervos que aguentam. Ele recorda que nossos olhos presenciam imagens de guerra, terror, morte, de mães que não aguentam mais os filhos, sufocam, põe num saco de lixo joga no rio; pessoas que já não aguentam o ronco do marido ou da mulher; não suportam o barulho do vizinho no andar de cima; presenciamos brigas e mortes no trânsito por motivos fúteis.

“Enfim, nossos ouvidos são agredidos por barulhos insuportáveis, causando doenças incuráveis. Algo está errado. O ser humano deste milênio esqueceu-se da força tranquilizante e renovadora da vida: o silêncio. Ter tempo para ‘entrar na própria casa’, a casa interior, ter o silêncio como amigo e fazer o diagnóstico da situação, recobrando o equilíbrio emocional, respirando a tranquilidade de quem é limitado, humano, sensível, digno de vida digna”, ressalta.

Segundo o Prelado, ninguém merece viver sem se encontrar consigo mesmo, com suas forças e fraquezas. Ele afirma que a consciência dos limites me remete a estar diante do fazer só o possível, dentro do possível, e o calar o barulho, que vem de todos os lados, nos faz ver o mundo com olhos novos, vivendo o momento presente como o único possível, recomeçando sempre.

“Vivemos tempos em que precisamos aprender a falar menos, e escutar mais, principalmente o que nosso coração quer dizer e que, muitas vezes, nossa consciência e nossos ouvidos não querem ouvir. O silêncio fala a verdade que está sufocada. Ouvir significa assumir de frente sem fuga ou desculpas. Isso dói, machuca, sangra. Melhor é se refugiar no barulho do ativismo sem tréguas”, avalia.

Dom Battisti ainda lembra um grande sábio contemplativo, que dizia: “Se a palavra que você está para pronunciar não é mais bela do que o silêncio, não diga”. Também cita o salmo 138, que nos adverte de que ainda a palavra não chegou à nossa garganta e o Senhor já conhece toda. Conforme ele, não só Deus conhece nossa palavra antes de ser pronunciada, mas também devemos reconhecer as palavras que vamos dizer e os efeitos que vão produzir naqueles que vão ouvir.

“Levantou-se uma grande tempestade que lançava as ondas dentro barco, de sorte que ele já se enchia. Jesus estava na popa, deitado num travesseiro. Eles acordaram Jesus e disseram: ‘Mestre não te importa que vamos morrer’! E Jesus disse: ‘Silêncio! Calma!’ E se fez uma grande calmaria” (Mc 4, 37,38).

Para concluir, o Arcebispo salienta que no barco da vida as ondas podem encher a embarcação e naufragar, e que diante das ondas barulhentas da tecnologia, fantástica e atraente; diante da propaganda ensurdecedora, oferecendo felicidade no uso de grifes; diante das festas sem hora de começar e terminar; diante do desequilibro afetivo, no uso e abuso do prazer pelo prazer; diante de tantos outros barulhos, é preciso gritar: “Mestre não te importa que vamos morrer”.

De acordo com Dom Battisti é preciso gritar por socorro, mas, o mais importante é gritarmos dentro de nós mesmos: “Silêncio, calma”. “Repita esse grito todos os dias, em silêncio, várias vezes, dentro do teu coração, antes de começar as tuas atividades, e verás como tudo será melhor”, finaliza. (FB)

 
Comentários