Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Madri acolhe o XVI Congresso Católicos e Vida Pública
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 18/11/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Madri – Espanha (Terça-feira, 18-11-2014, Gaudium Press) Na tarde da última sexta-feira, 14, foi inaugurado o XVI Congresso Católicos e Vida Pública, -organizado pela Associação Católica de Propagandistas (ACdP) e sua Obra a Fundação Universitária São Paulo CEU-, pelo Núncio Apostólico na Espanha, Dom Renzo Fratini, o Bispo Auxiliar de Madri, Dom Fidel Herráez Vegas e o ex-ministro de Justiça da Espanha, Dom Alberto Ruiz Gallardón. Intervieram também o Presidente da ACdP, Dom Carlos Romero e Dom Rafael Ortega, diretor do Congresso -que tem por lema “A Família sempre, desafios e esperanças”.

Madri acolhe o XVI Congresso Católicos e Vida Pública.jpg

Estes Congressos querem propiciar um marco de encontro e reflexão para quantos católicos se interessem em conseguir que a luz do Evangelho ilumine todos os aspectos da vida, tanto em suas dimensões pessoais como sociais. Nele todos os cristãos podem e estão representados. Tem uma dupla dimensão. Por um lado, se apresenta como um âmbito de encontro e reflexão para os católicos de hoje. Nesse sentido, participam pessoas do mundo acadêmico com o objetivo de ilustrar e formar. Ao mesmo tempo, não se quer descuidar a vertente missionária e apostólica. Por isso, também participam personalidades do mundo econômico, político, social e dos mesio de comunicação que comportam-se exemplarmente mostrando em suas atividades a beleza do Cristianismo.

O XVI Congresso Católicos e Vida Pública é o primeiro que situa a família no pórtico mesmo de seu título geral, ainda que em todas as edições anteriores e como assinala o título deste ano, esteve de uma ou outra forma “A Família sempre, desafios e esperanças”. Assim, a família, como a educação em liberdade, a dignidade da pessoa e seu direito à vida, desde o primeiro instante da concepção até a morte natural, tem sido objeto de estudo e defesa sob os diversos temas gerais que se tratou em cada um dos Congressos, pois tratam-se de questões e valores fundamentais em uma consideração antropológica, humana e cristã.

O Núncio Apostólico saudou os que participam no Congresso e leu a mensagem do Papa Francisco. Dom Fidel Herráez que é o Conselheiro da ACdP também pronunciou uma saudação aos congressistas.

Segundo palavras de Dom Rafael Ortega, Diretor do Congresso, este ano quis “que os assistentes ao congresso sejam cada vez mais jovens”. De fato por esta razão, em sua XVI edição se incorporou pela primeira vez uma série de cursos de tecnologia e inovação para crianças entre os 12 e 17 anos.

Em sua intervenção o ex-ministro de Justiça de Espanha, Dom Alberto Ruiz Gallardón recordou que a família é indestrutível por si e que um dos grandes desafios da família hoje em dia é a estabilidade laboral. Também se referiu à retirada do projeto de Lei relacionado com o aborto. Sua intervenção foi várias vezes interrompida pelos aplausos dos assistentes. (GPE/EPC)

 
Comentários