Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Assessor da Pastoral da comunicação da CNBB comenta o uso das novas mídias na Igreja
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 18/11/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Brasília (Terça-feira, 18-11-2014, Gaudium Press) A Rede de Informática da Igreja na América Latina (RIIAL) é considerada a responsável pelo controle de interação dos fiéis católicos em meio à cultura do uso das novas tecnologias, o que torna sua missão na América Latina ainda mais abrangente.padre_clovis.jpg

Em entrevista à Canção Nova, o coordenador da Rede de Informática da Igreja no Brasil (RIIBRA), e assessor da Comissão Episcopal Pastoral Para a Comunicação da CNBB, Padre Clóvis Andrade de Melo, explicou que existem frentes responsáveis por gerir a comunicação na Igreja.

A primeira delas, atua pelos meios tradicionais e pela Pastoral da Comunicação (Pascom). Por sua vez, a seguinte encontra-se presente nos Meios Digitais, em que a RIIBRA está inserida.

De acordo o Padre Clóvis, o trabalho desta rede no Brasil é formar e incentivar os agentes de pastoral que já trabalham na Igreja.

Em sua opinião, um dos maiores desafios do campo de comunicação na Igreja é a inculturação no ambiente digital, pois “é necessário conhecer profundamente as linguagens e os ambientes digitais, inculturar a mensagem do Evangelho, de maneira que o anúncio seja compreensível nessa cultura atual”.

Ainda, conforme o assessor da CNBB, a cada dia cresce na Igreja o interesse das pessoas pela evangelização no ambiente tecnológico. Prova disso, exemplificou, são os demais sites das dioceses, instituições e comunidades religiosas no Brasil.

“Tem muitas iniciativas bonitas, nosso trabalho é promover a comunhão dessas iniciativas, para que uma incentive a outra.”

Sobre os eventos de comunicação que mais o interessaram, o Padre Clóvis citou o II Curso de Comunicação para Bispos, em novembro passado, sediado em Recife, Pernambuco.

Na época, lembrou que os prelados participaram de laboratórios práticos em media-training, sendo posteriormente orientados a conceder uma entrevista e falar em público, além de adquirirem mais conhecimento através de uma oficina em mídias digitais.

“Compareceram na oficina quase 30 bispos que desejavam entender um pouco da linguagem do Facebook, do Twitter, das redes digitais. Foi bonito perceber que todos despertaram para essa realidade. Um diferencial bonito desse encontro foi que convidamos 14 jovens para serem instrutores dos bispos, para ajudá-los a entender a linguagem e a cultura.” (LMI)

 
Comentários