Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Santuário de Lourdes anuncia remodelação na Gruta das Aparições
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 19/11/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Lourdes – França (Quarta-feira, 19-11-2014, Gaudium Press) Como um projeto à serviço da beleza e da vida espiritual, o Bispo de Tarbes e Lourdes, Dom Nicolas Brouwet, apresentou oficialmente os desenhos da remodelação da área da Gruta do Santuário de Lourdes, lugar onde a Santíssima Virgem apareceu a Santa Bernadette Soubirous em 1858. A iniciativa recebe o nome de “Projet Grotte – Cœur de Lourdes” (Projeto Gruta – Coração de Lourdes) e contempla mudanças na zona que rodeia o lugar das aparições e um novo sentido no qual os peregrinos percorrerão o lugar para fomentar o ambiente de oração e uma maior organização na área, como parte do trabalho pastoral traçado pelo Bispo em fevereiro de 2014.

Santuário de Lourdes.jpg

As obras, que começaram no dia 17 de novembro e que se estenderão em duas etapas até 2016 vão além das reparações que foram necessárias após a inundação registrada na Gruta. “Nossa missão é assegurar-nos de que todos os que vem ao Santuário sejam tocados, diante da Gruta, pelo amor incondicional de Jesus”, expôs Dom Brouwet em suas Orientações para o Santuário. “Nossa pregação, nossos projetos, nossas iniciativas e nosso trabalho devem conduzir a isso”. Seguindo estes parâmetros a proposta de remodelação, que foi aceita de maneira unânime pelos Bispos franceses, busca um retorno ao ambiente original de oração e meditação, com menos atividade não relacionada diretamente à contemplação e um caminho ordenado para os peregrinos.

As mudanças na área da Gruta

A primeira mudança será a introdução de uma zona de árvores na saída a Esplanada do Rosário até a Gruta. Se busca que as árvores contribuam para um ambiente de preparação interna e se retirarão as torneiras atualmente presentes nessa área para eliminar as distrações prévias à chegada ao lugar das aparições. A Gruta como tal não será afetada, salvo algumas mudanças na iluminação e na decoração para incrementar a sensação de intimidade e comunicar mais fielmente a sacralidade do espaço.

O que se espera mudar na Gruta com as adequações é a experiência dos fiéis. “Devemos tornar mais claro o caminho para o peregrino ou visitantes. Primeiro ir à Gruta, ajoelhando-se como Bernadette, orar e depois realizar os gestos de água”, afirmou o Bispo. Uma leve inclinação do solo permitirá diferenciar o espaço das fontes, que serão lavradas em pedra de granito. “O gesto de beber e banhar-se é um gesto que a Virgem Maria pediu à Bernadette”, explicou o prelado, que dispôs este espaço junto à Gruta para que os peregrinos possam imitá-lo de maneira devota. “Encher garrafas e outros recipientes com a água da fonte não é um ato de oração e se fará em outro lugar”, estabeleceu.

A rota dos peregrinos continuará até o local onde se submergem os enfermos como tem sido a tradição e de onde se atestam numerosos milagres, permanecerão inalterados em sua parte interna. Sua fachada em troca se remodelará e a frente dos mesmos dará lugar a um espaço coberto “de maneira que vincule os banhos com as fonte, com a facilidade de preparar aos peregrinos em sua aproximação através de uma conversa ou um sermão”, indicou Dom Brouwet. Este espaço será aberto e ampliado e junto a ele se instalará uma nova ponte, que será a saída da área de uma sacristia maior, que permitirá um maior número de sacerdotes celebrantes na Gruta. Ao passar a ponte pode-se acender as velas diante da Gruta do outro lado do rio e continuar o caminho em um caminho de saída designado como uma área de oração em silêncio.

Durante a totalidade dos trabalhos se manterá o acesso à Gruta para a oração, ainda que não se possa celebrar a Eucaristia no lugar desde 29 de dezembro até o dia 29 de março de 2015. A oração do Santo Rosário em espanhol, inglês e francês será dirigida desde o outro lado do rio diante da Gruta. (GPE/EPC)

 
Comentários