Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Filipinas encerra Mês Catequético com encontro de quase 1.500 catequistas
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 19/11/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Jaro – Filipinas (Quarta-feira, 19-11-2014, Gaudium Press) 1.443 catequistas comprometidos dos 14 vicariatos da Arquidiocese de Jaro, nas Filipinas, acudiram ao chamado do Arcebispo, Dom Angel N. Lagdameo, para o encerramento do Mês Catequético Nacional. A multitudinária reunião arquidiocesana se converteu em um chamado à totalidade dos católicos a dar testemunho da Fé e uma motivação a formar-se para a catequese. “A vocação de ser um catequista é para todos”, exortou o Arcebispo.

O prelado insistiu na importância do trabalho do ensinamento das verdades de fé. “A Fé morreria em nossa Diocese por falta de catequistas. A ignorância da Fé é perigosa, e por isto a catequese adulta deve ser dada aos fiéis leigos”, declarou. Dom Lagdameo insistiu em sua homilia que todos os fiéis devem ser evangelizadores, capazes de dar testemunho de sua Fé em todos os aspectos de sua vida: “Eles (os leigos que dão testemunho) são proclamadores da Palavra de Deus”.

A paróquia que contou com o maior número de participantes foi a de St. John Sahagún em Tigbauan, de onde eram provenientes 58 catequistas, seguida pela de Santa Catarina de Alexandria em León, com 51, e as de São Nicolau de Tolentino em Cabatuan e São José em Pototan, cada uma com 46 catequistas. A jornada de encerramento incluiu todo um dia de atividades, vinculadas à celebração nacional do Ano dos Leigos, o qual está muito vinculado ao ministério da catequese.

O centro da jornada foi a celebração da Eucaristia de encerramento do Mês Catequético, presidida por Dom Angel N. Lagdameo, Arcebispo de Jaro, e concelebrada por Dom Ramón Pet, Presidente da Comissão Arquidiocesana de Catequese e Educação Católica. Diversos atos culturais tiveram lugar também, entre os quais se destacou um concurso de conhecimentos sobre a vida dos Santos leigos com participantes dos 14 vicariatos. (GPE/EPC)

 
Comentários