Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Campanha de sustento do clero é promovida na Itália
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 25/11/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Roma – Itália (Terça-feira, 25-11-2014, Gaudium Press) Neste último domingo, 23 de novembro, foi celebrada em toda a Itália a iniciativa “Junto aos sacerdotes”, que anima anualmente a Conferência Episcopal do país europeu, com o propósito de ajudar no sustento do clero diocesano. Realizada a cada penúltimo domingo de novembro -quando culmina o ano litúrgico-, a campanha é um chamado para que todos os católicos reflitam sobre a importância de acompanhar e sustentar, também economicamente, a seus pastores.Campanha de sustento do clero é promovida na Itália.jpg

Como explicou Pierluigi Proietti, responsável pelo Sustento da Diocese de Roma, ao diário diocesano RomaSette.it, o objetivo da iniciativa é “dar um sinal de proximidade aos nossos sacerdotes”. Como comenta, “não se trata somente de dar dinheiro, mas de algo mais: redescobrir que a Igreja é nossa, que os sacerdotes fazem parte de nossa família, sem importar quanto se dê, mas como”.

Concretamente na Diocese de Roma nos últimos anos se vem trabalhando para involucrar mais as paróquias gerando consciência nos fiéis que a Igreja é uma só família que trabalha e apoia a todos os seus membros, promovendo o que se denominou “Um caminho de fraternidade”.

Um caminho que já gerou resultados positivos entre os fiéis romanos que anoa a ano oferecem sua contribuição econômica a favor das necessidades dos sacerdotes. Como narrou também a RomaSette.it, o Padre Cicero José de Almeida, pároco de Jesus Divino Salvador, que contou como de um tempo para cá seus fiéis se envolveram pessoalmente e alguns decidiram, após a proposta de um deles, assinar a décima parte de seus ingressos de cada mês para as necessidades da paróquia.

As cifras também demostraram que cada vez o apoio a campanha é maior, e no ano passado as paróquias romanas que se somaram a iniciativa incrementaram em 50% o apoio econômico, assim como o número de voluntários que se comprometeram a promover a coleta.

Todas estas expressões de apoio, como concluiu Pierluigi Proietti são “um sinal que fala do grande coração que tem muitas pessoas em nossa Diocese”.

Com o que se coleta através desta campanha, se busca dar uma contribuição mensal aos sacerdotes, sobretudo aqueles que passam alguma necessidade ou não contam com os recursos necessários que lhes permitam desenvolver seu ministério pastoral. Tal como descreveu a iniciativa “Junto aos sacerdotes”, cada presbítero deve contar com algo mais de 800 euros mensais, para alguns esta cifra é coberta em sua própria comunidade, mas para outros os fundos não abastecem e devem percorrer as oferendas para seu sustento. Por isso é de grande importância esta iniciativa.

Os donativos que se coletam são enviados depois para as oficinas diocesanas de sustentação ao Instituto Central para o Sustento do Clero, órgão solidário criado pela Conferência Episcopal Italiana. Estes recursos são posteriormente distribuídos entre os sacerdotes -mais de 30 mil-, especialmente aqueles que tem maior necessidade.

Com a revisão do Acordo entre o Estado Italiano e a Igreja Católica, desde 1984 se suprimiu a distribuição estatal de recursos aos sacerdotes, ficando seu sustento nas mãos da generosidade dos fiéis. (GPE/EPC)

 
Comentários