Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Participantes do XIII Encontro RIIAL enviaram carta ao Papa
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 25/11/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Lima – Peru (Terça-feira, 25-11-2014, Gaudium Press) Dom Cláudio Maria Celli, Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, recebeu a especial responsabilidade de fazer chegar a carta que 130 comunicadores da Igreja, participantes do XIII Encontro Continental RIIAL 2014 realizado na cidade de Lima, dirigiram ao Papa Francisco, manifestando que este encontro se deu com o desejo de acolher o desafio apresentado na XLVIII Jornada Mundial das Comunicações Sociais: compreender e viver a comunicação e suas redes sempre a serviço de uma autêntica cultura do encontro, com especial atenção às periferias existenciais presentes no mundo digital.

Participantes do XIII Encontro RIIAL enviaram carta ao Papa.jpg

Por esta razão, o evento organizado pelo Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, e o Conselho Episcopal Latino-americano através da Conferência Episcopal Peruana, teve por lema: “Redes para uma cultura do encontro”.

Tal como eles mesmos assinalam no texto da carta, todos os assistentes, operadores das redes, assim como diretores de oficinas e departamentos de comunicação de 20 países da América Latina e do Caribe, se reuniram entre os dias 17 e 21 deste mês na Casa de Espiritualidade Santa Rosa, para refletir entorno de seus interlocutores, que esperam encontrar uma Igreja que os ama. Não é a tecnologia a que consegue inflamar os corações é a ternura de Deus que nos sentimos convidados a apresentar como suas testemunhas.

No mesmo sentido manifestam que seu desejo foi colocar na mesa comum, conceito muito usado na RIIAL, o caminhar de suas conferências episcopais e instituições, de suas aprendizagens e conquistas, frustrações e esperanças no serviço da comunidade eclesial.

No último parágrafo da missiva, renovam sua comunhão e adesão ao ministério do Papa, caracterizado pelo serviço. Igualmente asseguram suas orações indicando que seu exemplo os impulsiona na missão de: ser Igreja próxima e samaritana, a Igreja de Jesus para nosso aqui e agora.

Finalmente os comunicadores se comprometem a orar pelo Santo Padre e a consagrar seu ministério e diaconia da cultura à Mãe da RIIAL: Nossa Senhora de Guadalupe. Cabe recordar que um dos atos centrais no encontro, foi precisamente a consagração à Nossa Senhora, nesta querida invocação mexicana, cuja imagem presidiu todas as sessões de trabalho. (GPE/EPC)

 
Comentários