Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Biblioteca Nacional da Espanha apresenta exibição de cantorais antigos
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 27/11/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Madri – Espanha (Quinta-feira, 27-11-2014, Gaudium Press) A Biblioteca Nacional da Espanha, localizada na cidade de Madri, apresenta desde o mês de setembro uma exibição sobre a música sacra intitulada “Cantorais. Livros de música litúrgica na BNE”. Na mostra pode-se ter um contato mais próximo com estes históricos livros e os processos relacionados com seu cuidado na atualidade.

Biblioteca Nacional da Espanha apresenta exibição de cantorais antigos.jpg
Detalhe de cantoral conservado na Catedral de São Marcos em
Veneza, Itália. Foto: KimberlyMarie_00

“O cantoral é um tipo de livro musical que pode conter polifonia (quer dizer, música escrita para várias vozes sobrepostas) ou, com muito maior frequência, canto chão do repertório gregoriano, usado na liturgia da Igreja Católica”, explicou a Biblioteca na apresentação oficial da exposição. Segundo a instituição, estes grandes livros foram muito empregados sobretudo entre os séculos XV ao XIX. A própria Biblioteca conserva cerca de 100 textos com estas características, sendo os mais valiosos aqueles anteriores à conquista de Granada em 1492.

Os cantorais de grande formato substituíram a livros menores que antigamente eram empregados unicamente pelo maestro cantor, que devia guiar aos sacerdotes e religiosos que se uniam à oração cantada. “Este canto tinha nascido e havia se desenvolvido, em uma tradição oral ininterrupta durante mais de um milênio pela ornamentação que realizavam os salmistas ao recitar os cantos bíblicos”, recorda a Biblioteca. “Os adornos vocais dos salmistas ficaram cristalizados nas melodias gregorianas, levadas em seguida aos manuscritos”.

“O processo evolutivo do canto litúrgico que realizaram os músicos cantores das igrejas, altamente qualificados, continuou sem cessar produzindo formas de extraordinária complexidade, o qual gerou com o tempo a tecnologia musical que hoje usamos e permitiu a criação da grande música ocidental”, resumiu a apresentação. A exibição, que estará aberta ao público até o dia 18 de janeiro de 2015, permite conhecer as características principais destes elaborados textos, assim como o trabalho de datação, catalogação, conservação e restauração desenvolvido para preservar sua riqueza cultural e religiosa. (GPE/EPC)

 
Comentários