Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Catedral Basílica de Salvador passará por reformas em 2015
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 28/11/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Salvador – Bahia (Sexta-feira, 28-11-2014, Gaudium Press) A Catedral Basílica de Salvador, considerado um dos monumentos barrocos mais importantes do Centro Histórico da capital baiana, será restaurada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).Salvador-JesuitChurch4.jpg

As obras de restauro estão previstas para começar no primeiro trimestre de 2015, agregando os bens integrados e as imagens de Arte Sacra, guardadas no interior da igreja, bem como requalificar os espaços internos do templo.

Além disso, serão feitos serviços para assegurar a conservação do monumento, como reparos gerais na cobertura, instalações elétricas, impermeabilizações e tratamentos, pintura.

Pertencente a Arquidiocese de São Salvador da Bahia, a Catedral Basílica tem grande importância e contribuição para a Igreja Católica local. Foi individualmente tombada pelo IPHAN como Patrimônio Cultural Nacional no dia 25 de maio de 1938, incluindo ainda todo o seu acervo, visto como um dos mais valiosos do país.

De acordo com o superintendente do IPHAN na Bahia, Carlos Amorim, a Catedral possui um valor inestimável para a cultura e a história da Igreja no Brasil, não apenas por sua construção em si como pelo seu rico acervo, que contém algumas das mais importantes peças do período barroco.

A capela mor do templo possui parte desmontada com seu acervo de bens integrados espalhados na área superior, onde está localizado o museu, o que origina a necessidade de prosseguimento com as intervenções de restauro.

Além disso, outras áreas da Catedral Basílica devem passar por reformas, entre elas, as capelas colaterais, as capelas dos transeptos, os painéis decorativos de azulejaria portuguesa datados do século XVII, as imagens sacras.

Quarta Igreja e última remanescente do conjunto arquitetônico do Colégio de Jesus, a Catedral construída e projetada pelo irmão Francisco Dias, que desembarcou na Bahia em 1577, possui uma planta similar as igrejas luso-brasileiras. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Salvador

 
Comentários