Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


“A melhor preparação para o natal é reconhecer que precisamos mudar”, diz Bispo de Frederico Westphalen
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 28/11/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Frederico Westphalen – Rio Grande do Sul (Sexta-Feira, 28/11/2014, Gaudium Press) Dom Antônio Carlos Rossi Keller, Bispo da Diocese de Frederico Westphalen, no Rio Grande do Sul, escreveu um artigo intitulado “O Senhor virá”. No texto, o Prelado afirma que celebrar o Natal não é apenas fazer uma comemoração festiva, recordar um acontecimento agradável, mas torná-lo presente e real, pela Liturgia, de tal modo que possamos participar nele, como se vivêssemos nesse tempo.dom_antonio keller.jpg

De acordo com o Bispo, logo depois da queda dos nossos primeiros pais, perante a sua miséria extrema, Deus prometeu um Redentor. Ele explica que, Deus, com sabedoria infinita, foi preparando as condições ideais para vinda do Filho de Deus ao mundo e expansão da Sua mensagem.

Para Dom Antônio, quando Jesus nasceu, havia as seguintes condições reunidas: uma unidade de governo que facilitava viajar com relativa segurança por todo o mundo de então, para levar a Boa Nova; uma linguagem comum, em que quem falasse o grego comercial ou o latim era facilmente entendido; os hebreus – um pequeno resto – tinham deixado de sonhar com um Messias que fosse exclusivamente para eles; os judeus estavam espalhados pelo mundo – por causa do comércio ou mesmo por sucessivas deportações – e tinham levado a todo o mundo a esperança na vinda do redentor; as pessoas estavam cansadas e desiludidas com as paixões, com os falsos deuses e a escravatura clamava por uma Mensagem que ensinasse a todas as pessoas que somos irmão.

Por tudo isso, segundo o Prelado, existia uma grande expectativa pouco antes de Jesus vir ao mundo. Ele salienta que a própria viagem dos reis magos é uma demonstração disso mesmo. Dom Antônio então faz um questionamento: E nós? Queremos a sério que Jesus tome conta da nossa vida e que modifique o nosso comportamento? Ou parece-nos que não temos necessidade de mudar?

“Lancemos um olhar sobre nós. A primeira Leitura deste domingo nos ajuda a isto: ‘Porque nos deixais, Senhor, desviar dos vossos caminhos e endurecer o nosso coração, para que não Vos tema?’ (Isaias, 63, 16b-17; 19b; 64, 2b-7). Aos poucos, as pessoas vão-se desiludindo da capacidade dos homens para construir um mundo melhor”, enfatiza o Bispo.

Por fim, ele ressalta que este mundo novo tem de ser construído por cada um de nós, de mãos dadas com o Senhor, pela conversão pessoal, pois o nosso Deus quer associar-nos à Sua vitória sobre o mal, com um pouco de esforço que façamos.

“A melhor preparação para o natal é reconhecer que, de fato, temos muitas infidelidades e precisamos mudar, com a ajuda de Deus”, conclui. (FB)

 
Comentários