Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Formação de leitores para a Missa é incentivada na Inglaterra
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 03/12/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Londres – Inglaterra (Quarta-feira, 03-12-2014, Gaudium Press) O Presidente do Departamento de Evangelização e Catequese da Conferência de Bispos da Inglaterra e Gales, Dom Mark O’Toole, destacou em uma homilia o serviço que os leitores prestam na vida das paróquias, o qual especialmente notável por ocasião do Domingo da Bíblia que a Igreja no país celebrará no dia 07 de dezembro. “O leitor dominical faz uma importante contribuição à missão da paróquia”, expressou o prelado, que explicou a vontade dos Bispos de trabalhar no fomento e melhoramento desta participação.

Formação de leitores para a Missa é incentivada na Inglaterra.jpg
Um candidato ao diaconato permanente recebe o ministério do leitorado
na Diocese de Clifton. Foto: Mazur/catholicnews.org.uk

“Já há uma generosa rede de pessoas que leem as Escrituras na Eucaristia dominical e estamos todos agradecidos pelos seus generosos serviços”, comentou Dom O’Toole. “Ao reconhecer isto, necessitamos desafiar a qualidade da leitura na Igreja e a profundidade de compreensão individual do leitor”. Para o prelado, uma maior preparação daqueles que levam a cabo esta tarefa pode ajudar a viver de uma melhor forma a liturgia.

Dom O’Toole, que é Bispo de Plymouth, anunciou que os materiais de apoio criados pelos Bispos para o Domingo da Bíblia incluem ajudas especialmente desenhadas para os leitores. “Todos nos damos conta quando alguém se preparou para ler apropriadamente na Missa”, descreveu o Bispo. “É uma coisa bela de escutar e presenciar”. Por este motivo convidou aos leitores a fazer uso dos materiais de apoio e às pessoas que considerem que podem realizar este serviço ao consultar o pároco sobre como podem colaborar.

“Seria uma coisa maravilhosa contar com uma rede crescente de leitores seguros proclamando a Palavra de Deus”, expressou o Bispo. “Com esperança, eles se sentirão inspirados a compartilhar seu amor pela Palavra de Deus em suas vidas cotidianas”.

Existem na Inglaterra e em Gales por volta de 30 mil leitores regulares para as Eucaristias. O Domingo Católico da Bíblia levará por lema em 2014 “Escutar, Refletir, Proclamar” e as ajudas criadas para os leitores incluem uma lista de recomendações, orações especiais, entre outros documentos. Diversos materiais como homilias, orações gerais, ajudas para crianças e recursos na Internet também estão disponíveis (em inglês) na página web da Igreja Católica na Inglaterra e Gales. (GPE/EPC)

 
Comentários