Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Arquidiocese de Valência cria aplicativo para viver o Advento
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 03/12/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Arquidiocese de Valência cria aplicativo para viver o Advento 1.jpgValência – Espanha (Quarta-feira, 03-12-2014, Gaudium Press) Desde o dia 30 de novembro, primeiro domingo do Advento, a Arquidiocese de Valência colocou a disposição um aplicativo gratuito para viver o Advento e o Natal em família com a ajuda dos smartphones e tablets. A ferramenta é uma iniciativa da Comissão de Catequese com a colaboração do Vicariato de Evangelização da jurisdição espanhola, que foi desenvolvida pela empresa valenciana Medianil Comunicación.

Este ‘app’ permite que os usuários realizem um seguimento diário durante o Advento, assim como os dias mais significativos do Natal, como é a solenidade da Sagrada Família, a festa de Santa Maria, a festa dos Reis Magos e o Batismo do Senhor, através de vários conteúdos. Como o explica o Vicariato de Evangelização da Arquidiocese de Valência a partir de sua página web: “O projeto oferece diversos conteúdos que enriquecerão a preparação para celebrar o Natal. O App se apresenta como um instrumento através do qual se pode dispôs dos materiais e textos necessários para ter um tempo de oração em meio da atividade diária, oferecendo uma variedade de orações dirigidas a todos os públicos”.

Para acessar aos conteúdos se mostra o Calendário do Advento e Natal que contêm o Evangelho do Dia, assim como o santoral, reflexões baseadas nos ensinamentos do Catecismo da Igreja Católica, e outras dirigidas especialmente aos jovens com o YouCat, que é o Catecismo para as novas gerações. Conteúdos que se enriquecem com duas seções de áudio em formato mp3: uma delas para a oração pessoal, a outra com os villancicos tradicionais mais conhecidos.Arquidiocese de Valência cria aplicativo para viver o Advento 2.jpg

Como o ‘app’ foi pensado para a família, ele também é uma ferramenta de evangelização para as crianças, com orações diversas para começar o dia, para ir dormir, para abençoar a mesa, que se dirigem as crianças. Além disso, contêm atividades através das quais podem jogar com os personagens favoritos do presépio. “Em uma delas poderão converter-se em um pastorzinho caçador de estrelas natalinas, e em outra montarão seu próprio Presépio digital, selecionando as figuras que desejem, ao longo do tempo do Advento”, expõem o Vicariato de Evangelização.

Para os que preferem outros materiais, a Arquidiocese de Valência também colocou a disposição um livreto sobre como preparar o Natal, o qual pode ser utilizado em família, durante a catequese, ou por sacerdotes e religiosas. Ali se incluem várias atividades pastorais para o Tempo do Advento, como orientações litúrgicas para a celebração do Natal, entre elas um guia para as homilias, e propostas para a oração dos fiéis.

Orações para abençoar a mesa, a coroa do Advento, o árvore de natal e o presépio também se incluem no livreto. Este material conta com uma carta dirigida pelo Cardeal Antonio Cañizares, Arcebispo de Valência, para este tempo litúrgico. (GPE/EPC)

 
Comentários