Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


“Sua família é hoje espaço sagrado para Jesus renascer?”, pergunta bispo gaúcho
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 04/12/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Santa Cruz do Sul – Rio Grande do Sul (Quinta-Feira, 04/12/2014, Gaudium Press) Artigo do Bispo da Diocese gaúcha de Santa Cruz do Sul, Dom Canísio Klaus, sobre os preparativos para o Natal. Segundo ele, já estamos na expectativa para a celebração do encontro de Deus conosco, uma vez que o Natal é a festa do encontro da vida divina na vida humana, e essa realização do encontro vai depender da nossa preparação e da nossa disposição em acolher ao Deus que vem. Para o Bispo, Deus quer se encontrar conosco e para isso precisa também ser encontrado por nós.

De acordo com o Prelado, a preparação ao Natal pode se dar de diferentes maneiras e em diferentes níveis. Em primeiro lugar, ressalta ele, essa preparação deve se dar no coração de cada pessoa, pois é a pessoa que precisa se predispor para acolher a mensagem do Natal. Dom Klaus afirma que sem esta predisposição pessoal, não acontecerá o encontro com Deus e a mensagem do Natal não representará nenhuma mudança de atitude.

“Em segundo lugar, a preparação deve acontecer na família. O primeiro Natal aconteceu na família de Nazaré, como prova de que Deus ama e abençoa as famílias. A família é o espaço sagrado que Deus escolheu para manifestar a vida divina na vida humana. Pergunto a você, meu irmão e minha irmã: a sua família é hoje este espaço sagrado, este santuário da vida onde o Menino Jesus pode renascer?”, questiona o Bispo.

Além disso, ele salienta que em terceiro lugar deve ocorrer a preparação nos grupos de família. Conforme o Prelado, a Diocese de Santa Cruz do Sul propõe a preparação nos grupos de família e para isso foi elaborado um roteiro com três encontros nos grupos, onde famílias vizinhas se reúnem para rezar, conversar e aprofundar o sentido do Natal.

“Seria desejável que todas as famílias se reunissem na vizinhança para realizar estes encontros. Desta forma iremos firmar os laços de fraternidade e solidariedade, superando desavenças e nos unindo na superação daqueles problemas que são comuns aos moradores de um mesmo lugar”, completa.

Também destaca, em quarto lugar, a preparação nas comunidades. Para o Bispo, a própria liturgia do Advento nos convida à vigilância e nos motiva a nos prepararmos, na alegria, para acolher o Mensageiro da Paz. Ele acredita que, além das missas e celebrações da Palavra, as comunidades são convidadas a fazerem uma celebração penitencial, incluindo aí também a confissão sacramental, e junto com isso é salutar a confecção de pequenos presépios nas igrejas.

Para terminar, o Prelado reforça que é importante valorizar a preparação que acontece na sociedade, com a ornamentação de ruas, prédios públicos e frontispícios de casas. Ele enfatiza que, tirando fora os exageros que tendem a transformar o Natal em comércio, devemos valorizar a exterioridade dos sinais natalinos, uma vez que eles ressaltam a importância da festa que celebramos, e preparar o nosso presente a Jesus, participando da coleta da evangelização.

“Iniciemos, portanto, com alegria, a nossa preparação para o Natal. Aproveitemos o período do Advento para nos reconciliarmos com Deus e os irmãos, perdoando aos que nos ofenderam e partilhando nossos dons e nossa vida para acolher com dignidade o Mensageiro da Paz”, conclui. (FB)

 
Comentários