Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Igreja nas Filipinas convoca oração diante da proximidade de tufão
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 04/12/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Manila – Filipinas (Quinta-feira, 04-12-2014, Gaudium Press) Dom Crispin Varquez, Bispo de Borongan (Filipinas), escreveu uma oração especial para implorar a proteção de Deus diante da chegada do tufão Hagupit, que se espera que impacte o território durante o final de semana de 07 de dezembro. A oração, que leva por título “Oratio Imperata pela proteção das calamidades”, foi entregue à totalidade do clero da Diocese durante uma reunião realizada no dia 03 de dezembro.Igreja nas Filipinas convoca oração diante da proximidade de tufão.jpg

A oração agradece a Deus pelas maravilhas da criação e pede perdão pelas faltas que os seres humanos cometeram em sua missão de administradores do criado, da mesma forma que os pecados cometidos contra Deus. Após este reconhecimento, a Igreja implora que “nós, nossos seres queridos e nossas posses durantemente trabalhadas sejam preservadas da ameaça das calamidades de Deus para “crescer como administradores responsáveis” da criação e “generosos próximos daqueles em necessidade”.

A oração, de caráter obrigatório na Diocese de Borogan, vai acompanhada do chamado dos Bispos a preparar-se adequadamente e acatar as indicações das autoridades diante da prevenção de desastres. Alguns, como o Arcebispo Sócrates Villegas, Presidente da Conferência de Bispos Católicos das Filipinas inclusive pediram ao governo no início das tarefas de evacuação. “Não existe tal coisa como um excesso de cuidado, especialmente diante de um perigo tão severo”, declarou o prelado.

Dom Villegas fez um chamado à preparação da Igreja para atender aos possíveis afetados pelo tufão, permitindo que as paróquias funcionem como lugar de refúgio e atenção de emergência dos danificados. A dura experiência do supertufão Haiyán – Yolanda, cujas vítimas visitará o Papa Francisco em janeiro de 2015, motiva a notável atenção dos Bispos nas medidas de proteção. A Igreja continua ainda hoje o trabalho de recuperação dos danificados e a reconstrução dos templos devastados no desastre. (GPE/EPC)

 
Comentários