Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Arquidiocese do México põem em circulação revista para promover as vocações
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 09/12/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do México – México (Terça-feira, 09-12-2014, Gaudium Press) Respondendo ao chamado que vem realizando o Cardeal Norberto Rivera Carrera, Arcebispo e Primaz do México, de fomentar e promover as vocações sacerdotais, à vida religiosa e laical, em novembro começou a circular na Arquidiocese do México a revista ‘Metanoia’, dedicada especialmente às vocações.

Inspirada na palavra grega que significa “mudança de opinião”, “transformação”, nasceu como uma iniciativa da Pastoral Vocacional do III Vicariato arquidiocesano “São Felipe de Jesus”, como um instrumento para favorecer “transformações profundas de mente e coração” e com o objetivo de “propiciar uma mudança de opinião a respeito das vocações religiosas”. Daí o lema da publicação: “A revista de vocações que transformam vidas”.

“A revista ‘Metanoia’ tende à busca de uma promoção das vocações, tão ricas e diversas em nossa Igreja, ainda que com uma intenção comum: a missão evangelizadora”, comentou o Padre Gilberto López Franco, diretor da revista, que foi citado pelo Sistema Informativo da Arquidiocese do México (SIAME).

Devido a grande aceitação que tem tido entre a comunidade eclesial do III Vicariato, seus promotores decidiram converter a revista em uma publicação bimestral dirigida a todos os sacerdotes, religiosos, religiosas e fiéis leigos da Arquidiocese do México, dando espaço à participação, dentro do comitê editorial, aos promotores vocacionais dos demais vicariatos da arquidiocese mexicana.

Para chegar com os conteúdos a toda a comunidade arquidiocesana a revista seguirão algumas etapas, a primeira delas estará dirigida ao presbítero capitalino centrando-se na temática da cultura vocacional, mas também se falará do que significa a vocação em outros âmbitos. Como explicou o Padre López Franco: “Estamos trabalhando nas vocações sacerdotais, mas agora queremos redescobrir o que a Igreja sempre nos mencionou, que todo batizado tem uma vocação, e se deve valorizar cada uma delas”.

Precisamente o meio de comunicação servirá para aprofundar na palavra “vocação”, que só é percebida como o chamado ao sacerdócio ou a vida religiosa. A ideia, como expõem seus promotores, é pesquisar um termo que involucra a todos os batizados e em diversos estados: o sacerdócio, a vida consagrada, o casal ou o solteiro, solteira; cada um com um lugar importante dentro da Igreja. Também se dará ênfase à vocação à santidade, a qual estão chamados todos os batizados.

“Queremos tratar o tema da família, o celibato ou a consagração, porque há muitos leigos que se consagraram e não se descobre isto como uma vocação, ou há muitas pessoas que não se sentem realizadas porque passam os anos e não encontram um casal para contrair Matrimônio, isto porque o celibato é uma vocação que não é valorizada”, comentou o diretor de ‘Metanoia’.

O sacerdote também adiantou que o primeiro número em circulação oferece uma análise sobre os desafios que tem a Igreja Católica quando se comemora o 50º aniversário da Constituição Dogmática ‘Lumen Gentium’ sobre a Igreja, que foi promulgada pelo Concílio Vaticano II. Além disso, incluirá uma série de conselhos para os casais e uns ‘tips’ para viver a vocação, assim como a missão cristã fazendo uso das redes sociais.

A revista será uma publicação gratuita que se distribuirá nas paróquias da Arquidiocese do México. Também fará uma versão eletrônica que sacerdotes, religiosos e fiéis em geral poderão solicitar através do e-mail metanoiarevista@hotmail.com. (GPE/EPC)

 
Comentários