Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Catecismo Breve para as Missões tem nova edição na Argentina
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 09/12/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

La Plata – Argentina (Terça-feira, 09-12-2014, Gaudium Press) “Esta é a Verdade!”, é o título da nova edição do Catecismo Breve para as Missões que apresentou recentemente a Arquidiocese de la Plata na Argentina e que servirá para difundir os ensinamentos essenciais da Fé Católica no que foi chamado “as periferias geográficas, existenciais e culturais”, tomando o termo frequentemente utilizado pelo Papa Francisco.Catecismo Breve para as Missões tem nova edição na Argentina.jpg

A nova edição de 32 páginas, que foi corrigida e aumentada, contêm em suas primeiras páginas as principais orações do cristão e um guia que orienta sobre como rezar o Santo Rosário. Além disso, se incluem os Mandamentos e os Preceitos da Igreja, além da seção “Esta é a Verdade”, onde se desenvolve e explica o Credo.

Para sua impressão se escolheu na capa a imagem de São Roque Gonzáles de Santa Cruz, Santo Alfonso Rodríguez e São João del Castillo, que são os mártires rioplatenses. Para a contracapa, uma imagem de Nossa Senhora de Guadalupe junto a São Juan Diego, onde se ressalta a inscrição “Nós os católicos, somos filhos da sempre Virgem Maria, mãe do verdadeiro Deus por quem se vive”.

Adicionalmente, se incluiu expressões em guarani, aymará e quechua, isto com o objetivo de estender os ensinamentos do Evangelho a outras culturas que residem no país austral. Como explicou Dom Niocolás Baísi, Bispo Auxiliar de la Plata, que deu o ‘Imprimatur’ à nova edição do Catecismo, “a crescente chegada a nossa Arquidiocese de imigrantes bolivianos, paraguaios e peruanos, entre outros, deve levar-nos a multiplicar os esforços para que, em uma linguagem muito acessível, conheçam e fortaleçam a Fé que receberam de seus pais e avós”. Que foi outra das razões que motivou a impressão desta edição.

Até o momento o Catecismo Breve para as Missões teve uma importante acolhida, como comentou o Padre Raúl Sidders, Capelão Geral do Colégio São Vicente de Paulo e da Capela São Marcelo: “a recepção do Catecismo foi extraordinária. Nossos irmãos mais simples elogiam o acessível de seu texto, e como as formulações mais difíceis da Fé se traduzem em conteúdos ao alcance de todos”.

Desde que foi publicado o Catecismo da Igreja Católica, há 22 anos, este teve o propósito de apresentar de maneira autêntica e sistemática, a Fé e a doutrina católica, convertendo-se “em um caminho plenamente seguro para apresentar com renovado impulso aos homens de nosso tempo a mensagem cristã em todas e cada uma de suas partes”, como assinalava São João Paulo II na Carta Apostólica ‘Laetamur Magnopere’, com a qual se aprovou a edição típica latina do Catecismo da Igreja Católica.

Graças ao Catecismo, como expressava o Pontífice, “todo catequista poderá receber neste texto uma sólida ajuda para transmitir, no âmbito da Igreja local, o único e perene depósito da Fé, tratando de conjugar, com a ajuda do Espírito Santo, a admirável unidade do mistério cristão com a multiplicidade das necessidades e das condições de vida daqueles a quem é destinado este anúncio”. (GPE/EPC)

 
Comentários