Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Exibição artística exalta a Santíssima Virgem em Washington
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 09/12/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Washington – Estados Unidos (Terça-feira, 09-12-2014, Gaudium Press) O conceito de feminilidade que representa a Santíssima Virgem Maria é o tema principal da nova exibição do National Museum of Women in the Arts (Museu Nacional de Mulheres na Arte), em Washington (Estados Unidos). Sob o título de “Retratando a Maria: Mulher, Mãe, Ideal”, o Museu expõem mais de 60 obras provenientes dos Museus Vaticanos e outras coleções. Em cada uma delas se refletem as características e significados da figura da Mãe de Deus na cultura cristã.Exibição artística exalta a Santíssima Virgem em Washington.jpg

A exposição se divide em seis partes e mostra a Santíssima Virgem em seus diferentes papéis como filha, prima, esposa, mãe e protagonista de uma série de acontecimentos que mudaram a história do mundo. Segundo a apresentação do próprio museu, a figura da Mãe de Deus é “um vínculo entre o céu e a terra e uma ativa participante na vida dos que a veneram”. As peças selecionadas correspondem às correntes artísticas do Renascimento e do Barroco.

“Creio que uma das mensagens que a exibição comunica a todos os espectadores -sem distinção de sua religião ou falta de interesse ou compromisso religioso é a fascinação que esta mulher gerou através dos séculos”, assegurou à CNA Dom Timothy Verdon, curador da exposição. Estas pessoas, algumas das quais poderiam ter seu primeiro contato com a figura da Santíssima Virgem através da arte, notarão que a figura de Maria encerra para os artistas “sua percepção da femilidade, da maternidade, da emoção”.

A ideia de dedicar uma exposição completa à Santíssima Virgem esteve por muito tempo na mente da fundadora do Museu, Wilhelmina Holladay, já que foi retratada por todos os grandes artistas da história. No entanto, o processo de obtenção das peças emprestadas das diferentes instituições e pessoas foi um processo complexo e prolongado, segundo explicou a curadora-chefe do museu, Kathryn Wat.

“Creio que para aqueles que são crentes, que são fiéis, a estes lhes interessa Maria a partir de uma perspectiva religiosa ou espiritual, vão encontrar que esta exibição está cheia de inspiração”, expôs Wat. “O visitante verá imagens de Maria apresentadas em formas que não havia visto previamente. (GPE/EPC)

 
Comentários