Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


“Sempre é tempo de amar”, afirma o Bispo de Tubarão
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 12/12/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Tubarão – Santa Catarina (Sexta-Feira, 17/12/2014, Gaudium Press) O Bispo da Diocese catarinense de Tubarão, Dom João Francisco Salm, afirma em seu mais recente artigo que ao longo do Ano Litúrgico, além do chamado Tempo Comum, as celebrações e toda a vida cristã da Igreja giram em torno de dois grandes eixos: o Natal e a Páscoa. Ele recorda que com o início do Tempo do Advento, no último dia 30 de novembro, entramos na órbita do Natal.dom salm.jpg

Segundo o Bispo, estaremos envolvidos e, de alguma forma, vivenciando o espírito do Natal, ao longo das quatro semanas do Advento, na celebração do Natal propriamente dito, e nas celebrações que o seguem: Festa da Sagrada Família (no domingo após o Natal); Festa da Santa Maria, Mãe de Deus, (no primeiro dia do ano-novo); Epifania do Senhor (após o domingo da Sagrada Família) e Batismo de Jesus (domingo após a Epifania).

Ainda de acordo com o Prelado, as festas natalinas não celebram outra coisa a não ser o nascimento de Jesus de Nazaré, o Filho de Deus, o Salvador da humanidade. Para ele, trazem no seu âmago o alegre anúncio da chegada do Reino Deus: a possibilidade de se criar um mundo novo, de fraternidade, de justiça e de paz.

Outro aspecto que Dom João destaca é que a riqueza da espiritualidade que dá vida aos tempos e celebrações litúrgicas, sugere a importância do tempo, que é a chance dos cristãos de tornar real, palpável e concreta a novidade que Jesus é, trouxe e coloca à nossa disposição.

“No cristianismo, o tempo tem uma importância fundamental. Dentro da sua dimensão, foi criado o mundo, no seu âmbito se desenrola a história da salvação, que tem o seu ponto culminante na “plenitude do tempo” da Encarnação e a sua meta no regresso glorioso do Filho de Deus no fim dos tempos. Em Jesus Cristo, Verbo encarnado, o tempo torna-se uma dimensão de Deus, que em Si mesmo é eterno” (S. João Paulo II).

Dom João também salienta que dentre todos os dons que Deus concede ao homem, o tempo tem lugar especial, pois é ele que acalma as paixões indevidas, ensinando que tudo tem sua hora e local certos, que cicatriza as feridas das profundas dores, colocando algodão anestesiante nas chagas abertas e que nos permite amadurecer através do exercício sadio da reflexão, adquirindo ponderação e bom senso.

Além disso, o Bispo acrescenta que é o tempo que desenha marcas nas faces, espalha neve nos cabelos, leciona calma e paciência quando o passo já se faz mais lento, confirmando as grandes verdades e destruindo as falsidades, os valores ilusórios.

“O tempo é, enfim, um grande mestre que ensina sem pressa, aguarda um tanto mais e espera que cada um por sua vez se disponha a crescer, servir e ser feliz. E é o tempo, em verdade que nos demonstra no decorrer dos anos que o amor supera a idade, a doença, a dificuldade e permanece conosco para sempre”, completa.

Por fim, o Prelado nos convida a agradecermos a Deus por tudo o que nos concedeu ao longo deste ano que finda. Ele deseja que o Natal nos ajude a perceber, na simplicidade do Deus Menino, a abertura do Caminho para o Tempo Eterno. “E porque sempre é tempo de amar, desejo a você e aos seus um Natal com Deus e as bênçãos dEle para o Novo Ano”, conclui. (FB)

 
Comentários