Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


“O amor é a mensagem do Natal”, diz o Arcebispo de Santa Maria
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 22/12/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Santa Maria – Rio Grande do Sul (Segunda-Feira, 22/12/2014, Gaudium Press) Dom Hélio Adelar Rubert, Bispo da Arquidiocese de Santa Maria, no Estado do Rio Grande do Sul, escreveu um artigo com o título “Natal, a Festa da Família”. No começo do texto, ele recorda que na noite de Natal os anjos anunciaram aos pastores e a todos os homens de boa vontade: “Dou-vos uma boa notícia, uma grande alegria para todo o povo: hoje nasceu para vós o Salvador, o Messias e Senhor” (Lc. 2, 10-11). Paz na terra!

hélio.a.r..JPGO Prelado ainda cita um trecho de Isaías: “Nasceu para vós um menino, um filho nos foi dado: sobre o seu ombro está o manto real, e ele se chama Conselheiro Maravilhoso, Deus Forte, Pai para sempre, Príncipe da Paz”. Segundo ele, no Antigo Testamento os patriarcas e profetas anunciavam o Messias, e no início do Novo Testamento as pessoas viram, ouviram e tocaram o Salvador. “Nós, no decorrer da história, cremos na sua presença, seguimos suas pegadas e o anunciamos ao mundo”, afirma.

Além dessas citações, o Arcebispo também lembra as palavras do Papa Francisco, que nos assegura: “A graça que se manifestou no mundo é Jesus, nascido da Virgem Maria, verdadeiro homem e verdadeiro Deus. Entrou na nossa história, partilhou o nosso caminho. Veio para nos libertar das trevas e nos dar a luz. N’Ele manifestou-se a graça, a misericórdia, a ternura do Pai: Jesus é o amor feito carne”.

Para Dom Rubert, é por isso que o amor é a mensagem do Natal, pois através do sorriso de um menino, Deus comunicou a salvação para a humanidade, e quando celebramos o Natal, descobrimos o canto à vida, à fraternidade e à família.

Outra observação do Prelado é que Dom Odilo Scherer, no ano de 2013, presidiu a Romaria de Medianeira, e em sua mensagem natalina disse: “Veio para o que era Seu (Jo 1,11). Natal é festa em família! O Filho de Deus teve uma família humana, conheceu o carinho maternal de Maria e o amor paterno de José. Viveu como filho, valorizou o amor humano e fez ver a beleza da família no plano de Deus. Que o Natal encha de festa a sua família e envolva de fraternidade os que família não tem”.

O Arcebispo de Santa Maria ressaltou ainda que recebemos de tantas pessoas e instituições mensagens lindas de Natal: “O Natal sempre nos traz muitos presentes. O maior deles é ver todo mundo junto, ajudando um ao outro a abrir um sorriso. Feliz Natal e que 2015 seja um ano de muita cooperação”.

Outra mensagem diz assim: “Celebrar o Natal é renovar a esperança no Deus-menino que se fez humano para nos humanizar. Eis que Ele vem para: dar sentido à vida, manifestar sua ternura, justiça e compaixão, protagonizar os pobres, estabelecer a paz e a fraternidade, renovar a comunidade, promover a dignidade humana, consolar os aflitos e saciar os famintos, restabelecer as relações familiares fragilizadas e consolar as crianças que choram e resgatar as vítimas do tráfico humano”.

Por fim, Dom Rubert cita Chiara Lubich, que enfatiza: “É Natal! Deus se fez homem e acendeu o amor na terra. Gostaríamos que este dia jamais findasse! Senhor, ensina-nos a perpetuar Tua presença espiritual entre os homens. Que o Teu amor aceso na terra arda em nossos corações e nos amemos como Tu queres! Então, estarás entre nós. E se nos amarmos, todo o dia poderá ser Natal”. (FB)

 
Comentários