Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


“Religiosos são convidados a incrementar o primado de Deus”, diz o Arcebispo de Santa Maria
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 07/01/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Santa Maria – Rio Grande do Sul (Quarta-Feira, 07/01/2015, Gaudium Press) Dom Hélio Adelar Rubert, Arcebispo de Santa Maria, no Estado do Rio Grande do Sul, em seu mais recente artigo afirma que, num sinal de grande apreço e amor aos religiosos, o Papa Francisco estabeleceu o ano de 2015 como o Ano da Vida Consagrada, que começou no dia 30 de novembro de 2014 e se encerrará no dia 2 de fevereiro de 2016.Dom_Helioadelar_rubert.jpg

De acordo com o Prelado, o Ano da Vida Consagrada visa três objetivos específicos: fazer memória, com gratidão, do passado da Vida Consagrada; viver o presente com paixão, a exemplo dos fundadores; e abraçar o futuro com esperança para despertar o mundo. Ele ainda recorda que os religiosos são cristãos consagrados pelo santo batismo, que acolheram o chamado de Deus para uma segunda consagração que se expressa nos três votos evangélicos de castidade, pobreza e obediência.

“Pela castidade abraçam livremente o celibato para amar universalmente; pela pobreza, renunciam à propriedade individual dos bens e partilham seus talentos, tempo e vida; e pela obediência, buscam, em tudo, realizar a vontade de Deus, sempre amando as tarefas e os lugares para onde são destinados”, completa.

Outro aspecto destacado pelo Prelado é que os religiosos servem à Igreja no cuidado com a educação, com a saúde e serviços de assistência social, conforme o carisma de cada família religiosa. Para ele, os religiosos são chamados a ser testemunhas para os demais cristãos e para o mundo: testemunhas de Deus e dos valores do seu Reino e, em particular, do valor da fraternidade, sendo sinal de que esta é possível, mesmo num mundo competitivo e numa sociedade com diferenças.

“Os religiosos durante o Ano da Vida Consagrada são convidados a: incrementar o primado de Deus, a vivência da fraternidade e o ardor missionário; examinar-se sobre temas como: a volta às origens do Evangelho e do Carisma; a inserção na cultura e na Igreja atual; a qualidade do testemunho que transmitem; testemunhar a beleza e a felicidade de ser religiosa ou religioso; e criar sinais que sejam razões de esperança com relação ao futuro”, avalia o Bispo.

Por fim, Dom Hélio ressalta que, por outro lado, os cristãos são convidados a tomarem atitudes em relação aos religiosos: alegrar-se pela graça de viver este Ano da Vida Consagrada; louvar a Deus e agradecer pelo dom que foi e continua a ser a Vida Consagrada na Igreja e no mundo; pedir a Deus a fidelidade criativa dos religiosos aos seus carismas; e orar pelo surgimento de novas vocações à Vida Consagrada, contribuindo para que elas nasçam e prestando seu apoio a elas.

“Toda a Igreja possui inúmeras expectativas a partir do Ano da Vida Consagrada para o florescimento dos antigos e dos novos carismas. Isto tudo para a glória de Deus e para que a beleza e a santidade da vida consagrada resplandeçam em toda a Igreja”, finaliza o Prelado. (FB)

 
Comentários