Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


“O batismo é sempre sacramento da fé em Jesus”, afirma o Arcebispo de Maringá
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 13/01/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Maringá – Paraná (Terça-Feira, 13/01/2015, Gaudium Press) Dom Anuar Battisti, Arcebispo de Maringá, no Estado do Paraná, escreveu o artigo “Batismo, porta da fé”, em que ele afirma que, neste domingo, na liturgia da Igreja, celebramos o Batismo de Jesus. Para o Prelado, Jesus quis ser batizado por João, no Rio Jordão, para testemunhar o caminho que todos nós deveremos fazer, renascer das águas, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

dom anuar battisti.jpg

O Arcebispo recorda que Jesus ordenou aos apóstolos: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” ( Mt. 28,19). De acordo com ele, pedir o batismo ou ser batizado, não é uma formalidade, um rito apenas, pois mesmo às vezes não tendo recordação da celebração destes sacramentos, somos chamados a viver cada dia aspirando à vocação que por ele recebemos, a vida nova, de comunhão com Deus e com os irmãos.

Dom Anuar também cita o Papa Francisco, que lembrou: “No Credo, através do qual em cada domingo fazemos a nossa profissão de fé, nós afirmamos: ‘Professo um só batismo para o perdão dos pecados’. Trata-se da única referência explícita a um Sacramento no interior do Credo. Efetivamente o Batismo é a porta da fé e da vida cristã. A porta da fé e da vida cristã é o Batismo e este é o único Sacramento referido no Credo. Quando no Credo dizemos que ‘professo um só Batismo para a remissão dos pecados’, afirmamos que este sacramento é, em certo sentido, o bilhete de identidade do cristão: um novo nascimento, o ponto de partida de um caminho de conversão, que se estende por toda a vida. Neste sentido o dia do nosso Batismo é o ponto de partida de um caminho de conversão que dura toda a vida e que é continuamente sustentado pelo Sacramento da Penitência”.

Para o Prelado, muitos dizem: “Queremos que nosso filho seja cristão” ou “Não queremos que fique pagão”, ou “A criança não batizada fica facilmente doente”. Ele afirma que é costume dos católicos batizar as crianças, pois o batismo apaga o pecado original e no batismo nos tornamos filhos de Deus e recebemos a vida eterna.

“Em todas essas respostas tem algo certo, já que o Batismo é essencial para a salvação. Cristo afirmou: ‘Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado’. Em Atos dos Apóstolos Pedro pregou que o batismo em nome de Jesus Cristo é para a remissão dos pecados. Na primeira carta de Pedro vemos que o batismo é essencial para a salvação. Por isso, afirmamos que o batismo é um caminho de fé que nos leva a viver como cristãos o chamado para a eternidade”, ressalta.

Ele ainda destaca que o próprio Jesus fala de novo nascimento da água e do Espírito, e São Paulo diz que o batismo é um morrer e ser sepultado do velho homem, do homem do pecado, para ressuscitar do banho batismal um homem novo que vive no Espírito, que nos é dado no batismo.

Concluindo, Dom Anuar enfatiza que o batismo nos dá, portanto, uma nova vida. Conforme ele, em séculos posteriores o batismo de crianças tornou-se sempre mais comum, mas então os pais eram pessoas de fé, e supunha-se que eles transmitissem sua fé a seus filhos e filhas; ao passo que um adulto é batizado quando já tem fé; e nas crianças que foram batizadas pequenas, ela deve ser despertada e alimentada depois do batismo.

“Assim, em todo caso, o batismo é sempre sacramento da fé, da fé em Jesus Cristo e na Santíssima Trindade, em cujo nome fomos batizados, para sermos novas criaturas, filhos e filhas do Pai do céu, irmãos e irmãs de Jesus Cristo e templos do Espírito Santo. Vamos também nós celebrar o dia do nosso batismo, fazer festa, pois é o caminho de salvação”, avalia. (FB)

 
Comentários